TCE promove exposição “Rio Landscape”

Aconteceu na manhã desta quinta-feira 12, no Espaço Cultural Cons. Clóvis Moraes Rego, a abertura da exposição “Rio Landscape” - o Rio que passa na minha cidade, do fotógrafo Edney Martins, e vai até o dia 31 de maio, de 08h às 14h de segunda a sexta-feira.

Edney Martins é paraense, nascido em 1971; formado em Direito, é fotografo há vinte e três anos. Participou de foto-varais em praças e instituições, tendo sido selecionado para o X Salão Arte Pará, com três obras. Participou também da coletiva de fotógrafos paraenses “A Amazônia e o Mar”, realizada em 1990 em Paris, dentre outras exposições.
 
Edney realiza a sua primeira exposição individual  e homenageia o Rio de Janeiro, com imagens capturadas pelas lentes de um iphone, as quais dizem tanto a respeito de nós mesmos, por mostrar por quem e pelo quê nossos olhos e sentimentos convergem, quanto pela maneira que as fotos retratam o cotidiano da vida atual numa grande cidade como a do Rio de Janeiro.
 
O Presidente do TCE Cipriano Sabino, lembrou que o Espaço Cultural foi uma proposição do conselheiro Nelson Chaves, e que foi criado na gestão da conselheira Lourdes Lima, com a finalidade de expor e divulgar para a sociedade obras de artistas paraenses. A exposição foi prestigiada pelos conselheiros Cipriano Sabino, Luis Cunha, Ivan Cunha, Nelson Chaves e Lourdes Lima, além de dezenas de servidores.
 
O conselheiro Cipriano Sabino parabenizou o fotógrafo, ressaltando que ao franquear o espaço para mais uma exposição, o TCE contribui com o fomento da cultura paraense e seus artistas locais. O presidente observou também que o espaço está aberto para novas exposições e que pretende no futuro próximo abrir as portas da galeria aos sábados, para oferecer à população visitas aos fins de semanas.
 
O vice-presidente do TCE Luis Cunha também ressaltou que a exposição acontece num espaço privilegiado, no centro de Belém, onde artistas paraenses podem divulgar as suas obras e a sociedade inteira participar. “Por mim teriam semanalmente essas exposições aqui no TCE, porque nosso dever é apoiar ações como essas”, finalizou o conselheiro Luis Cunha.
 
Silvia Teixeira, coordenadora do Centro de Memória e organizadora da exposição, destaca o trabalho do fotógrafo como uma revolução das mídias digitas na arte. Elogiou as fotos que mostram o valor da beleza carioca realizada através de um iphone e acrescentou que as novas mídias estão revolucionando a vida de todos nós.
 
A conselheira Lourdes Lima acredita que ocasiões como esta é mais uma oportunidade para o Tribunal se aproximar da sociedade. Acrescentou ainda que há muitas semelhanças entre o Rio de Janeiro e Belém, como o pôr do sol e os rios. Ela revelou também estar muito feliz em ver dois ex-servidores Edney Martins (fotógrafo) e Cláudia Porto (curadora da exposição) divulgando seus trabalhos na Corte.
 
O procurador Geral do Estado, Ari Cavalcante, visitando a exposição, destaca a contribuição para a disseminação da cultura com uma nova forma de ver o Rio de Janeiro. Elogiou ainda o fotógrafo pelas fotos e por estar sempre se profissionalizando, trazendo novidades para os paraenses através de um novo olhar.
 
Cássio Martins (cabeleireiro) também elogiou o fotógrafo e disse que a vontade dele era de ter todas as fotos em sua casa. Da mesma forma a Diretora Presidente da Câmara ko Galerias Makiko Akao, elogiou as fotos e o Tribunal por abrir a sociedade um espaço cultural onde todos podem ter acesso.
 
A servidora Carla Costa, da Sessão de Capacitação deste Tribunal, parabenizou o fotógrafo pela exposição, destacando uma frase dele: “ O horizonte encontrado nos cantos e encantos dessas imagens não mora no Rio de Janeiro, mas em quem vê dentro do sutil colorido de suas abstrações, e de si mesmo”.
 
A abertura da exposição “Rio Landscape” foi prestigiada pela apresentação do Coral Conselheira Eva Andersen Pinheiro, composto por servidores do Tribunal. O coral apresentou 3 peças, “Garota de Ipanema”, “Pela luz dos Olhos teus”, de Tom Jobim, e finalizou com “Orinoco Flow”, uma música japonesa.
 
alt