TCE inaugura posto de coleta de medicamentos vencidos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) inaugurou, nesta terça-feira 29, um posto de coleta de medicamento vencidos, que funcionará de 7h às 18h de segunda a sexta-feira, na guarita do Tribunal para o público externo. Para os servidores da Corte, os medicamentos vencidos poderão ser entregues na Coordenação de Atendimento Médico-Odontólogico- CAMO.
 
A iniciativa faz parte do Programa de Responsabilidade Socioambiental “Bom Vizinho”, que tem como um de seus projetos a coleta voluntária de medicamentos vencidos, seringas e agulhas usadas, instituindo a política de informação sobre os riscos ambientais causados pelo descarte incorreto desses produtos, considerados resíduos domiciliares tóxicos. 
 
A política socioambiental do TCE-PA tem o apoio do coordenador de Assistência Social, conselheiro Nelson Chaves, sendo mais um movimento na implementação do novo Plano de Gestão do presidente Cipriano Sabino. A iniciativa contempla um eixo referente à expressão interna e externa do TCE enquanto instituição compromissada com a causa pública e com a sociedade.
 
Pouca gente sabe que o descarte incorreto de medicamentos prejudica a fauna, a flora e, consequentemente, a saúde do homem, pois possui substâncias químicas que, ao serem jogadas no lixo doméstico ou em pias, podem contaminar o solo e a água, oferecendo riscos à saúde pública.
 
Destino dos medicamentos
 
Ao serem recolhidos, os medicamentos serão enviados para uma empresa de gestão ambiental que se responsabilizará pela incineração dos medicamentos de forma não prejudicial ao meio ambiente.
 
Entrega dos medicamentos vencidos
 
No posto TCE-PA, localizado na guarita da Av. Nazaré com Quintino Bocaiuva, no horário de 7h às 18h. 
 
alt