Alunos da Escola Magalhães Barata participam do TCE Cidadão

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) recebeu a visita de professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Magalhães Barata, localizada em Belém. Eles estiveram na quinta-feira, 4, no Plenário Emílio Martins durante programação do Projeto TCE Cidadão, sendo recepcionados pelos conselheiros da Corte de Contas.

Proposto por meio da Resolução n° 18.136/12 pelo conselheiro Nelson Chaves, o Projeto TCE Cidadão leva o Tribunal de Contas às escolas de ensino médio, divulgando a sua função institucional em exercer o controle externo e social em favor da sociedade paraense.

De acordo com o vice-presidente do TCE-PA, conselheiro André Dias, que presidiu a sessão plenária de quinta-feira, o tribunal está aberto a receber contribuições de todos os cidadãos para o aperfeiçoamento das atribuições do Tribunal de Contas.

O conselheiro Cipriano Sabino ressaltou o papel do Projeto TCE Cidadão na promoção da cidadania. “O TCE Cidadão tem uma importância que não há como mensurarmos. É muito importante que todos tenham o conhecimento pleno de seus direitos. E o projeto tem essa função. Um trabalho excelente do conselheiro Nelson Chaves na proposta de promover, ao máximo, o controle social”, declarou.

O conselheiro Luís Cunha também teceu elogios ao projeto, que já é referência para os demais tribunais de contas do País. “Essa visita nos honra muito. Essa geração precisa saber mais como funciona a nossa instituição. Toda a aplicação do dinheiro arrecadado no estado é fiscalizado pelo TCE-PA. No Brasil, são 33 tribunais de contas que realizam a fiscalização de recursos”, explicou.

Idealizador da iniciativa, o conselheiro Nelson Chaves cumprimentou os estudantes e professores e sugeriu a divulgação de figuras históricas paraenses pelo TCE-PA para que se transmitam a gerações futuras os valores de civilidade e de compromisso social de personalidades, como por exemplo, o ex-governador do estado do Pará, Joaquim Cardoso de Magalhães Barata, que nomeia a escola visitante do tribunal.

O diretor Maurício Ramos e a coordenadora Rosângela Gomes receberam as congratulações dos conselheiros, além de um exemplar da obra “Serzedello Corrêa, o fascinador do rei”, de Amarílis Tupiassu, lançado em 2017 pelas comemorações dos 70 anos do TCE-PA. O exemplar entregue pela conselheira ouvidora Rosa Egídia Lopes e pela auditora conselheira substituta Milene Cunha fará parte do acervo da Biblioteca da escola Magalhães Barata. Os alunos continuaram a participar das atividades do TCE Cidadão na sala da Escola de Contas Alberto Veloso, no edifício-sede do TCE-PA, conhecendo um pouco mais sobre a missão do tribunal.