Exposição “Canoas de Promesseiros” ilumina Tribunal de Contas do Estado

Às vésperas do Círio de Nazaré, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) prestou homenagens aos devotos de Nossa Senhora com a abertura, na quinta-feira, 4, da exposição “Canoas de Promesseiros”. Em uma noite muito especial que reuniu a Corte de Contas e visitantes, os espelhos d’água do edifício-sede do tribunal iluminaram-se com a presença de quase duzentos barcos e canoas totalmente em miriti que remontam uma das principais procissões da Quadra Nazarena, a Romaria Fluvial.

Este é o décimo ano de realização da exposição, idealizada pelo conselheiro Nelson Chaves. “Canoas de Promesseiros” oferece um cenário mágico e uma memória viva da devoção dos ribeirinhos à Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira da Amazônia. Durante a cerimônia de lançamento da exposição, realizada no Plenário Emílio Martins, houve a apresentação de banda de música e do coral de vozes do Tribunal de Contas.

 “Esses barcos representam o cotidiano de uma grande parte de nossa população: a criança que vai para a escola, quem vai buscar o atendimento médico pelos rios nas pequenas canoas. Quase tudo o que entra e sai de nosso estado trafega pelas vias fluviais. O que se repete na nossa pequena procissão nos lagos do TCE é uma homenagem ao nosso povo. O tribunal se enriquece promovendo esse movimento em prol da cultura do Pará”, disse o conselheiro Nelson Chaves, idealizador da exposição.

A primeira “Canoas de Promesseiros” nos espelhos d’água ocorreu em 2010. Como forma de proporcionar a contemplação do grande público que participa da “Trasladação”, bem como dos festejos do Arraial de Nazaré, desde 2017, barquinhos e canoas receberam iluminação especial produzida por professores e alunos do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará.

Desde a sua primeira realização, a exposição tem recebido a observação diária de milhares de visitantes, que têm a oportunidade de ver a beleza da arte produzida pelos artesãos de Abaetetuba, a terra do miriti. Os barquinhos e canoas também simbolizam a consagração do cotidiano simples da população amazônica, vivido nas águas das localidades mais remotas de nosso País.

A exposição “Canoas de Promesseiros” poderá ser apreciada no TCE-PA até o fim de outubro.

Confira as fotos do evento de abertura.