Ciclo de encontros divulga concurso de redação do Tribunal de Contas

A Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV) iniciou, nesta segunda-feira, 24, o primeiro ciclo de encontros com diretores, professores e técnicos educacionais das 18 unidades Seduc na Escola (USEs) da Região Metropolitana de Belém. Durante os encontros do ciclo, que termina na próxima sexta-feira, 28, será divulgado o I Concurso de Redação “Prêmio auditor Armando Dias Mendes”. Os encontros pretendem aproximar o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e seus jurisdicionados no incentivo ao controle externo no ambiente escolar.

 

A diretora da ECAV, Karla Bengtson, explicou que tem sido uma experiência muito exitosa para o TCE-PA a divulgação do concurso. “A receptividade tem sido muito boa. Não só pelo fato de termos uma premiação expressiva aos alunos, professores e às escolas, mas pela oportunidade de, a partir desse concurso, ser gerada uma discussão sobre o controle externo. Trazer aos alunos do ensino médio a sensibilização, o fomento do controle social”, disse Karla Bengtson.

 

Os professores que estiveram no primeiro encontro do ciclo de divulgação do concurso de redação do TCE-PA aprovaram a proposta de mobilização da comunidade estudantil no exercício da cidadania. “Além do desenvolvimento da linguagem e da escrita, o concurso vai trazer informação para os alunos sobre as ações da sociedade como um todo. Com o Tribunal de Contas exercendo o seu papel, ele ficará sabendo de nossas demandas e vai melhorar o controle social de obras e dos eventos que ocorrem, principalmente, em nossas escolas”, aposta a diretora do Escola Santa Maria de Belém, professora Francisca de Assis Gonçalves.

 

A técnica da USE 2, Ana Karina Pompeu Pinto, também apreciou o envolvimento dos alunos do ensino médio nas ações do TCE-PA. “O aluno, a criança e o jovem são a base de uma sociedade melhor para o futuro. O jovem, tendo conhecimento de que contribui para tudo o que nós utilizamos, como escola, hospitais, serviços prestados, ele vai respeitar mais, vai tentar ter mais responsabilidade com o prédio da escola, com a merenda, com a coisa pública”, explicou a educadora.

 

Concurso de Redação – As inscrições do concurso de redação “Prêmio auditor Armando Dias Mendes” serão realizadas no período de 16 a 30 de outubro, envolvendo alunos do ensino médio da rede pública do Pará. Para mais informações sobre o concurso, acessar o site da ECAV (www.tce.pa.gov.br/escoladecontas).