Pleno aprecia processos. Comandante militar do Norte participa da sessão

Na sessão plenária desta terça, 07 de agosto, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) julgou dois processos de prestações de contas, os quais receberam pedido de vista por parte do conselheiro Odilon Teixeira. O outro processo foi objeto de reabertura de instrução.

Comandante Militar do Norte faz visita institucional

O Comandante Militar do Norte, general de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e o seu chefe do Estado Maior, general de brigada Cláudio Senko Penkal, participaram da sessão plenária desta terça-feira, a convite da presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima.

Os conselheiros presentes, em razão da visita, enalteceram a importância da Escola Militar em Belém. De acordo com o conselheiro Nelson Chaves, o estreitamento das relações institucionais entre as forças militares e o TCE-PA começou com a instituição implantação do Colégio Militar no Pará. Logo após, lembrou ele, foram feitos convites aos representantes das forças militares para que participassem da “Sexta da Integração”.

O conselheiro Cipriano Sabino citou o fato inédito de um tribunal receber em sessão plenária um oficial da mais alta patente. O conselheiro Luiz Cunha, por sua vez, destacou à época em que foi escoteiro e sua participação no “Tiro de Guerra de Bragança” onde foi aluno. Ele disse guardar consigo desde então os valores repassados aos jovens na época.

“A fragilização dos valores patrióticos está presente nos dias atuais, daí a importância de uma educação militar onde se prezam a disciplina e a cidadania”, complementou o conselheiro Andre Dias.

Já o Conselheiro Odilon Teixeira ressaltou a importância do exército nas fronteiras, que realiza, entre outras missões, serviços sociais.

A procuradora geral do MPC-PA Silaine Vendramim, relembrou quando estudava na Escola Rêgo Barros e onde conheceu os conceitos de cidadania , enfatizando os valores militares.

O general Cláudio Penkal citou a importância da Escola Militar e desmitificou idéias errôneas sobre os conceitos de uma educação militar. “A escola militar é considerada umas das instituições mais preparadas no ensino brasileiro, e seguem as regras do MEC. Porém há uma exigência em se respeitar o professor. Noções de cidadania também são ensinadas, destacou ele. “Os alunos aprendem sobre solidariedade e disciplina”, finalizou.

O comandante militar do Norte afirmou que o Exército tem continuado o bom relacionamento com as instituições e com a sociedade. Sintetizou ainda sobre a importância das forças armadas na história brasileira, bem como seus heróis.

Ao final da sua manifestação, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira convidou os conselheiros para a “grande comemoração” ao Dia do Soldado, no próximo dia 25, na praça Batista Campos.

Também participaram da sessão o coronel Carlos Marra, os conselheiros substitutos Julival Rocha, Edvaldo Souza, Daniel Melo e Milene Cunha e o procurador Felipe Rosa Cruz, conterrâneo do general Paulo Sergio, ambos do Ceará. Todos agradeceram a presença do general e parabenizaram os serviços prestados pelo Exército Brasileiro