TCE-PA promove evento em homenagem ao “Dia do Auditor de Controle Externo”

Por ocasião do Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, comemorado em 27 de abril, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) realizou a 20ª edição do Projeto “Sexta da Integração” homenageando os servidores da área fim da instituição. A programação contou com a palestra “O papel do auditor de controle externo como agente de controle social”, proferida pelo secretário do TCU no Pará, Arildo Oliveira.

O evento teve a participação de dezenas de auditores de controle externo do TCE-PA e também de conselheiros, conselheiros substitutos e representantes do Ministério Público de Contas (MPC). A presidente da Corte de Contas, conselheira Lourdes Lima, foi a responsável pela abertura do encontro. Na sua manifestação, a conselheira demonstrou alegria em homenagear o auditor com uma programação voltada ao tema.

“Todas as edições deste evento que, como o próprio nome sugere, nasceu para integrar as atividades do TCE-PA com os seus jurisdicionados, as demais instituições da república e fomentar o debate, cumpriram o seu papel de agregar conhecimento e promover a troca de experiências. Porém, hoje é um dia especial para todos que militam na área do controle externo, pois vamos celebrar o “Dia Nacional do Auditor de Controle Externo”, saudou a presidente do TCE.

“Muitos dos avanços que conseguimos quanto a melhor fiscalização dos recursos públicos estaduais, bem como todos os aspectos relativos à correta aplicação desses investimentos, se devem ao desempenho, dedicação, competência e compromisso dos auditores de controle externo”, acrescentou Lourdes Lima. 

A conselheira presidente aproveitou a oportunidade para, mais uma vez, parabenizar e reconhecer a importância e a dedicação do quadro de auditores do TCE-PA. “O trabalho dos auditores e auditoras é a semente que frutifica diariamente e floresce em resultados que buscam a excelência do nosso papel constitucional e promovem os avanços que o TCE-PA alcança cada vez mais, a olhos vistos”, reconheceu ela.

O idealizador da Sexta da Integração, conselheiro Nelson Chaves, também falou da satisfação em receber o representante do TCU na 20ª edição do projeto.

“É uma honra poder integrar o TCE com todos os órgãos de controle. E uma alegria ver o projeto se aprimorando a cada edição. Trazer o TCU para dialogar com nossos técnicos é o caminho para buscarmos o país que tanto sonhamos”, completou Chaves.

Palestra debate a importância do controle social

A palestra técnica do secretário do TCU, Arildo Oliveira, debateu a necessidade dos órgãos de controle em se legitimar perante a sociedade. “O TCE foi muito feliz na escolha do tema. Envolver a sociedade no trabalho que fazem os Tribunais de Contas é importante não só para legitimar a nossa atuação, mas também assegurar a nossa sobrevivência, sobretudo por ser este um momento em que abundam iniciativas legislativas com a finalidade de limitar a atuação do controle externo”, destacou Oliveira.

A secretária de controle externo do TCE-PA, Ana Paula Maciel, resumiu a importância e o trabalho do auditor de controle externo dentro dos órgãos. “O auditor de controle externo exerce um papel primordial para a sociedade, uma vez que ele atua não só como fiscal do gasto público, mas também como elemento propulsor do aperfeiçoamento da gestão pública, pois, mediante o exercício da fiscalização, além das sanções e correções necessárias ao cumprimento legal, é possível que sejam evitadas condutas ineficientes por parte da Administração. É importante que o cidadão conheça o trabalho desse profissional e saiba da importância dos Tribunais de Contas, para que a sociedade seja nossa parceira e, com o fortalecimento do controle social, possamos contribuir para uma gestão pública mais eficiente, capaz de promover políticas públicas efetivas em prol do bem estar de todos”.

Paraense do “The Voice Kids” no evento

Continuando às homenagens pelo “Dia Nacional do Auditor de Controle Externo”, a presidente do TCE-PA trouxe ao tribunal o representante do Pará no programa “The Voice Kids”, da Rede Globo. Pedro Sousa, de 13 anos, cantou e encantou o público no auditório “Min. Elmiro Nogueira”. O jovem cantor revelação executou as músicas “Oh Happy Day”, “ We are the Champions” e “Aleluia”.

Dia do Auditor de Controle Externo

A data foi escolhida pelos servidores públicos por remeter-se ao ano de 1893, oportunidade memorável em que Serzedello Corrêa (1858-1932), então ministro da Fazenda do governo do presidente Floriano Peixoto, deu exemplo de coragem e espírito público ao enfrentar à investida do poder executivo contra a atuação do TCU em defesa da moralidade na administração pública.