“Entre Formas e Cores” - Servidor expõe pinturas no Espaço Cultural do TCE-PA

No dia 08 de março de 2018, quando o mundo homenageia as mulheres, o servidor Eldo Barbosa apresentou à sociedade paraense, no espaço cultural Clóvis Moraes Rêgo do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), obras que remetem não apenas ao universo feminino, como também a temas que mostram a relação do autor com a natureza, com as pessoas e com suas próprias vivências.

Eldo Barbosa é servidor do TCE há 23 anos, atuando no Setor de Atendimento ao Usuário, da Diretoria da Tecnologia da Informação. Ele pintou seu primeiro quadro em 2000, incentivado pelo servidor André Meira, também artista plástico, e desde então vem aprimorando técnicas com acrílico sobre tela, já que tem alergia a tinta a óleo. O artista fez sua primeira exposição em 2011, no espaço do Sebrae-Pa.

No plenário, após o encerramento da sessão plenária e antes da inauguração oficial da exposição, o conselheiro André Dias, em uma espécie de saudação em nome dos demais conselheiros, enalteceu a sensibilidade artística de Eldo Barbosa, cujas obras, segundo ele, contêm traços peculiares, afirmando que “a exposição delas não é um privilégio do artista, e sim do TCE-PA”, ressaltou. 

O conselheiro Nelson Chaves, agora durante a exposição, enalteceu a iniciativa do TCE-PA em proporcionar aos artistas paraenses, e desta vez especialmente por se tratar de um servidor da casa. O espaço, idealizado pelo próprio conselheiro Nelson Chaves, foi criado para promover a cultura e a arte, em respeito à sociedade paraense em todos os aspectos, inclusive os relacionados à produção imaterial, que preserva e valoriza a identidade de um povo.

Além de familiares do artista, dezenas de servidores do TCE-PA prestigiaram a exposição “Entre Formas e Cores”, dentre eles os conselheiros, os substitutos, diversos diretores do órgão, como também o procurador do MPC-PA, Patrick Mesquita. As obras podem ser vistas no espaço cultural do tribunal até o dia 10 de abril, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

“Parabenizo o servidor Eldo Barbosa pela sensibilidade e talento demonstrados nesta exposição. Que suas obras inspirem outros servidores no sentido de mostrarem talentos para além de suas tarefas profissionais. O espaço cultural do tribunal está aberto a todos e a todas”, finalizou a presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima.