Criado em 17 Janeiro 2018

Servidores, diretores e técnicos de órgãos do Estado conheceram nesta quarta-feira, 17 de janeiro, o Sistema “e-Jurisdicionado” do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) e suas normas relacionadas.

O novo sistema foi desenvolvido pelas secretarias de Tecnologia da Informação e Controle Externo do tribunal, com o objetivo de “captura de dados e informações em um formato estruturado visando apoiar as atividades de controle externo”.

Os titulares da SETIN e SECEX foram os responsáveis pela apresentação, respectivamente Carlos Gomes e Ana Paula Maciel. A presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima e o vice-presidente, conselheiro André Dias, também acompanharam a reunião técnica.

“A SETIN, em parceria com a SECEX, desenvolve um trabalho cuja finalidade maior é otimizar, diminuir custos e dar celeridade nas análises das prestações de contas de gestão dos jurisdicionados. A união das duas secretarias é benéfica à instituição e, também, à sociedade e jurisdicionados, que poderão usufruir de uma melhor prestação de serviços, facilitando, ainda, ao TCE, o cumprimento de seu papel constitucional”, destacou a conselheira Lourdes Lima.

O encontro iniciou com a apresentação da secretária de Controle Externo, que abordou o novo sistema de Prestação de Contas de Gestão Eletrônica.

 “A partir deste ano, o TCE-PA passará a receber eletronicamente as prestações de contas anuais de gestão de seus jurisdicionados mediante sistema que estará disponibilizado em seu portal da internet. Outra novidade é que os gestores de unidades internas e unidades gestoras, de contratos de gestão, bem como de fundos estaduais deverão encaminhar suas respectivas contas à unidade jurisdicionada a qual se vinculam, ficando essa como responsável pelo encaminhamento ao TCE-PA, conforme estabelece a Resolução nº 18.968/2017”, ressaltou Ana Paula.

“O sistema é composto de vários módulos, onde cada novo módulo representa um avanço. O primeiro módulo a ser implantado é o de contas de gestão, que permitirá o envio eletrônico das prestações de contas anuais de gestão de todos os jurisdicionados do TCE, resultando em maior controle e segurança no armazenamento de informações e mais celeridade na coleta de dados. Os avanços serão ainda maiores, pois o próximo passo será a possibilidade de remessa de informações estruturadas quase em sua totalidade”, destacou o secretário da SETIN, Carlos Gomes.

Jurisdicionados destacam iniciativa do TCE-PA

O auditório do TCE-PA “Cons. Elmiro Nogueira” teve recorde de público na apresentação do software. Os participantes do encontro destacaram a importância do uso da tecnologia no sistema de controle externo.

“Eu acredito que o uso da tecnologia é muito importante no sentido de a sociedade controlar a atuação do Estado. A utilização desses mecanismos pode aproximar em critérios de qualidade na prestação de contas, e também, do conhecimento que é possível disponibilizar aos tribunais de contas à atuação da gestão pública. Por isso, iniciativas como essa, engrandecem o TCE-PA. Tenho certeza que é apenas o início de grandes projetos que aliam tecnologia e controle externo em benefício da sociedade”, enfatizou o presidente da PRODEPA Théo Pires.

O gerente de contratos da Fundação Santa Casa, Ian Tancredi, também destacou a importância do sistema “e-Jurisdicionado”.

“Esse sistema irá facilitar muito a prestação de contas, tendo em vista que não só a Santa Casa, mas como outros órgãos do Estado já possuem essas informações digitalizadas. Com isso, ao invés de enviar para o TCE uma quantidade absurda de papel para ser analisada, nós mesmos em tempo real, poderemos enviar as informações necessárias para o processo de prestação de contas”, completouTancredi.

O sistema estará disponibilizado aos jurisdicionados para o envio das prestações de contas de gestão a partir de 1º de março de 2018, encerrando-se 31 de maio. Durante o período de 22/01/2018 a 09/02/2018 ocorrerá treinamento no sistema aos jurisdicionados.

 

 

Ouvidoria

Tv. Quintino Bocaiúva, 1585. Nazaré. Belém - PA. 66035-903.
Fone: (91) 3210-0803 / 0800
Atendimento: 8:00h - 14:00h
Sessões Plenárias Ao Vivo
Sessões Ordinárias todas as 3ª e 5ª feiras, às 9:00h com transmissão ao vivo pela Internet.

Tv. Quintino Bocaiúva, 1585.
Nazaré. Belém - PA. 
66035-903.
Tv. Luiz Barbosa, 962.
Caranazal. Santarém - PA. 
68041-420.
Av. VP 8, Folha 32, Quadra 17
Lote 11, Nova Marabá. Marabá - PA. 
68508-160.
(91) 3210-0555 (93) 3522-1718 / (93) 3522-9794 (94) 3323-0799

Atendimento ao Público de 8:00h às 14:00h
Atendimento no Protocolo de 8:00h às 18:00h (de segunda à quinta-feira) e de 8:00h às 16:00h (sexta-feira)