Cidadania nas Universidades: TCE e UFPA firmam acordo de cooperação

“Com a vinda do projeto ‘TCE Cidadão Universitário’, tive a certeza de que posso contribuir no fomento do controle social e, com isso, na construção de uma sociedade mais justa e participativa. Sei que posso ajudar a construir um Brasil que sonhamos”, revelou Bernardo Duarte, estudante de Administração da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Com mais de 150 acadêmicos dos cursos de Administração, Contabilidade, Direito, Economia e Engenharia Civil presentes no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da universidade, a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), conselheira Lourdes Lima e o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, assinaram na última quarta-feira, 11 de outubro, o acordo de cooperação cujo objeto é, entre outros, a realização de palestras sobre o Projeto TCE Cidadão para alunos da universidade.

“Debater a importância do controle social, da cidadania e o papel das carreiras na atuação do TCE-PA também está no escopo do acordo. O desenvolvimento de programas e projetos, como atividades e intercâmbio de informações no campo de ensino, pesquisa e extensão entre as instituições e, em favor da melhoria da qualidade de vida, do desenvolvimento político-institucional, social e econômico do Pará também é parte do objeto”, afirmou a presidente Lourdes Lima. 

O idealizador do projeto, conselheiro Nelson Chaves, a ouvidora do tribunal, conselheira Rosa Egídia, e o conselheiro Luis Cunha (presidente do Conselho Consultivo da ECAV) estiveram na cerimônia. O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, também participou do evento, que foi acompanhado, ainda, por professores e diretores da instituição.

“A adesão da UFPA ao projeto ‘TCE Cidadão Universitário’, no sentido de formatamos a cidadania, é de grande relevância. O ‘TCE Cidadão’ já está nas escolas de níveis fundamental e médio. Agora chega à universidade. Sabemos que a construção da cidadania vem a partir dos bancos escolares, por isso, a chegada da UFPA ao projeto tem um significado enorme”, disse Nelson Chaves. Ainda na sua manifestação, o idealizador do projeto ressaltou a importância do estímulo ao controle social entre os jovens. “Os universitários já possuem uma visão mais ampla no que diz respeito à contextualização da administração pública. Falar sobre o controle social é essencial, pois ele se caracteriza como a sociedade controla os recursos que ela mesmo produz e no emprego desses recursos nas políticas públicas”, completou Chaves.

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, destacou a sintonia que existe na missão das duas instituições referentes à promoção da cidadania: “por meio do Projeto TCE Cidadão poderemos juntar esforços e potencializar as nossas ações nessa área tão importante que é o fomento do controle social”, revelou.

Programação Técnica

Durante a programação técnica da solenidade, a ouvidora do TCE-PA, conselheira Rosa Egídia, destacou o “Projeto Ouvidoria em Ação”. “A ouvidoria é o canal de comunicação entre a sociedade e o órgão público. É possível exercer o controle social, através de denúncias, reclamações, dúvidas e elogios”, destacou.

Em seguida, ainda em meio ao painel “O TCE-PA e a Atuação dos Profissionais”, que contemplou as áreas de Direito, Contabilidade, Administração, Economia e Engenharia Civil, houve as manifestações mediadas pelo conselheiro substituto Julival Rocha com os debatedores Milene Cunha, Daniel Mello e Edvaldo Souza, todos conselheiros substitutos do tribunal. Os auditores de controle externo Daniel Solum e Rodrigo Pinho completaram a programação.

Público aprova o projeto

“Acho pertinente (a parceria) entre o TCE e a UFPA, pois agora cria-se um vínculo, entre nós discentes e os membros do Tribunal. A partir de hoje com a vinda do TCE Cidadão Universitário à Universidade, sabemos, como é a atuação do profissional de contabilidade nos Tribunais de Contas, além, de saber da importância do nosso papel de cidadão no controle social”, destacou o acadêmico de Ciências Contábeis, Alexander Carvalho.