TCE CIDADÃO é destaque no Programa Liberal Comunidade

O projeto TCE Cidadão foi apresentado a mais de 240 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Ruy Paranatinga Barata, na última quarta-feira, 14 de junho. Durante a palestra, a TV Liberal fez a cobertura do encontro e divulgou o projeto no programa “Liberal Comunidade” do domingo, 18 de junho.

 

Programa ressalta importância do projeto “TCE Cidadão”

A reportagem enalteceu a iniciativa do programa TCE Cidadão nas escolas. Mostrou a importância de promover a educação e levar os valores de cidadania aos estudantes. Atualmente, cerca de 10 mil alunos de 250 escolas públicas do Pará são beneficiados .

No programa também foi citada a importância da Ouvidoria do TCE como ferramenta de apoio à fiscalização das prestações de contas.

Após a execução do hino do Pará e da apresentação do vídeo institucional do TCE Cidadão, a repórter da emissora  conversou com os alunos sobre a importância do projeto, a cobrança de impostos e o papel de cada um como cidadão no controle social.”Aprendi que a  gente não pode pichar as paredes da escola, se não vai sair tudo do nosso bolso”, ressalta uma aluna. Já outra estudante destacou que desconhecia o dever de pagar impostos, mas que agora entende a  função destes tributos.

A diretora da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV), Karla Bengtson, citou a importância dos alunos em ter a consciência do dever e direito como cidadão e, ainda, da necessidade do controle social para que todos possam ajudar na missão do Tribunal - que é o controle dos recursos públicos.

O conselheiro Nelson Chaves, idealizador do projeto, também participou da reportagem e ressaltou que o governo tem o compromisso em promover a educação, entre outros direitos, gerenciando os recursos que a sociedade produz para esse fim.

Assista no vídeo a reportagem completa: