Planejamento Estratégico: Pará 2030 é tema da palestra da 16ª Sexta da Integração

O Tribunal de Contas do Estado do Pará recebeu durante a 16ª edição da Sexta da Integração, nesta sexta 26 de maio, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnam Demachki, que apresentou às dezenas de servidores, técnicos jurisdicionados e autoridades o projeto Pará 2030, no auditório Elmiro Nogueira. O evento, coordenado pela Escola de Contas Alberto Veloso – Ecav, foi dirigido pela conselheira Lourdes Lima, presidente do TCE-PA.

Durante a palestra, o titular da Sedeme observou que o principal objetivo do projeto é “criar um cenário atrativo para a economia paraense”. Adnam ressaltou que o Pará 2030 se trata de um programa que foi elaborado com ampla participação de setores da sociedade, como órgãos de pesquisa e sindicatos.

Para ser implantado, o projeto precisa superar 05 desafios: fazer conhecida a marca Amazônia, que consiste em agregar valor em toda cadeia produtiva do açaí, do cacau e da pecuária; atrair investimentos, pela revitalização dos Distritos Industriais existentes e a criação de 12 novos distritos; realizar a regulação fundiária; implantar o simples ambiental; e a capacitação e formação de mão de obra.

Demachki ressaltou que, tendo sucesso em sua implantação, o projeto Pará 2030 poderá criar mais de 3 milhões de empregos, fazendo com que a economia paraense continue a ter destaque no cenário nacional. Após responder perguntas de conselheiros e servidores do TCE, o secretário agradeceu o convite do TCE, dizendo-se satisfeito por ter aprendido bastante, ao “trocar conhecimentos sobre a gestão pública com técnicos tão capacitados, como os do TCE.”

Após saudar a participação do titular da Sedeme, a presidente do TCE-PA Lourdes Lima destacou a relevância do tema abordada e a sua importância para a economia e o futuro do estado. “Muito relevante a apresentação de um projeto como o Pará 2030, pois o objetivo é fazer com que o estado, nos próximos 15 anos, desenvolva-se socioeconomicamente, agregando valor às suas matérias-primas, a partir da verticalização das respectivas cadeias produtivas”, resumiu.

A Sexta da Integração é fruto de proposição do conselheiro Nelson Chaves. Além do idealizador, compareceram a esta edição os conselheiros Odilon Teixeira, corregedor do TCE, Rosa Egídia, ouvidora da Corte, Luis Cunha, os conselheiros substitutos Julival Rocha, Daniel Melo e Edvaldo Souza. Compareceram também os procuradores do MPC-PA Felipe Rosa Cruz, chefe do órgão, e Deíla Barbosa Maia.