Sexta da Integração: TCE-PA recebe Marinha Do Brasil e concede “Medalha Sezerdello Classe A” ao homenageado, o vice-almirante, Alípio Jorge

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) recebeu nesta sexta-feira, 29 de abril, a visita do vice-almirante, Alípio Jorge - comandante do 4° Distrito Naval da Marinha do Brasil, na 9ª edição do projeto “Sexta da Integração”. Na oportunidade, o comandante foi homenageado com a maior honraria do TCE: a “Medalha Sezerdello Classe A”.

A outorga foi uma proposição do conselheiro e decano, Nelson Chaves, aprovada por unanimidade pelo Plenário do Tribunal. A medalha foi entregue pelo presidente do TCE-PA, conselheiro Luis Cunha e pelo propositor da homenagem.

Em sua fala de reconhecimento, o conselheiro Nelson Chaves, destacou a importância e o rigor no critério de escolha das pessoas a quem o TCE homenageia com a comenda. “A mais alta condecoração tem respeito e rigor. Ela é destinada a quem realmente a merece. O vice-almirante Alípio Jorge iniciou sua carreira em 1975 e tem uma trajetória invejável. Atualmente o 4° Distrito Naval gerencia 23% do território nacional, ou seja, as regiões do Pará, Amapá e Piauí. Essa é uma sessão de condecoração, mas com o sentimento de amizade fraterna para todos nós”, destacou o decano da corte.

Bastante emocionado, o vice-almirante agradeceu pela homenagem e resumiu o momento. “É um dia de forte emoção e que preciso me segurar pela homenagem do TCE destinada a mim, à minha família e à Marinha do Brasil. É importante ressaltar o estreitamento da relação entre as duas instituições. Participo dessa cerimônia com tamanha felicidade e honra. Essa aproximação nos dá lição sobre respeito, profissionalismo e qualidade da simplicidade dos laços de amizade”, ressaltou o Comandante do 4° Distrito Naval.

Palestra destaca trabalho, missão e operações da Marinha do Brasil.

A Marinha do Brasil foi a terceira das Forças Armadas a participar da Sexta da Integração – antes participaram o Exército Brasileiro e a Aeronáutica. Durante sua palestra, o vice-almirante destacou a importância das águas territoriais para o Brasil, em áreas como a segurança e a economia, bem como a atuação, estratégia e missão da Marinha.

“Foi no mar e rios deste país que conseguimos manter nossa integridade. Atualmente 95% do comércio exterior acontecem por transporte marítimo. Diversos recursos naturais são encontrados nas nossas águas, e que precisam ser explorados e transformados em riquezas. Maisde 93% do total de petróleo que consumimos é extraído no País – há campos localizados a cerca de 150 milhasda costa”, ressaltou.

Segundo o Comandante do 4º Distrito Naval, a área de atuação da Marinha do Brasil é de 8.500 kmde extensão e conta com cerca de 100 portos públicos e 130 privados. Também explicou que a Marinha faz o controle do tráfego marinho.

“Nossa missão também é executar operações navais, aeronavais, de fuzileiros navais e

terrestres de caráter naval, apoiar as Unidades e Forças Navais, Aeronavais, e de Fuzileiros Navais, em sua área de jurisdição, executar as atividades estabelecidas no Sistema de Mobilização Marítima e executar atividades de Inteligência e de Contra-Inteligência, dentre outras”, explicou Alípio Jorge.

O vice-almirante também falou que hoje o CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar) conta com 300 jovens, tem por missão formar, aperfeiçoar, atualizar e adestrar o pessoal das categorias profissionais da Marinha Mercante e demais atividades correlatas.

Presidente agradece e ressalta parceria

“Agradeço a participação de todos. A sexta da integração surgiu para permitir o conhecimento amplo do trabalho desenvolvido pelas instituições. Conhecer a Marinha do Brasil é muito importante e uma grande surpresa. A partir de hoje, queremos estreitar ainda mais as relações institucionais, para que conseguíssemos conhecer a realidade dos ribeirinhos. Todo TCE-PA está muito honrado de ter recebido a Marinha neste projeto”, finalizou o presidente, conselheiro Luis Cunha.