TCE Cidadão: Projeto encerra 2015 com palestra do Cons. Nelson Chaves e leva esperança aos jovens

Com olhares atentos e curiosos, mais de 300 estudantes entre 15 e 18 anos participaram do encerramento do projeto “TCE Cidadão” 2015, na Escola Estadual Anísio Teixeira. Desta vez, a palestra foi ministrada pelo idealizador do projeto, conselheiro Nelson Chaves e aconteceu no último dia 09 de dezembro.

Os objetivos do projeto “TCE Cidadão” são aumentar o controle social, explicar a missão e trabalho do Tribunal de Contas do Estado, e resgatar, principalmente, a esperança dos jovens cidadãos. No encontro de encerramento do ano letivo da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV), o conselheiro Nelson Chaves destacou de uma forma simples e didática o importante papel dos estudantes na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

“Ressalto que gostaria de fixar no coração da nossa juventude a esperança. O nosso país passa por um momento bastante delicado, em que pessoas de várias idades estão vivendo com a falta de esperança. Nós não podemos deixar que isso tome o coração desses jovens. Precisamos fazer a juventude voltar a acreditar no Brasil, e que eles cobrem dos agentes públicos a correta aplicação dos recursos públicos, para que tenhamos uma pátria mais justa, fraterna e igualitária”, destacou o decano da corte, Nelson Chaves.

O diretor da Escola Anísio Teixeira, Dário Merca, parabenizou o TCE pelo projeto “TCE Cidadão”. Segundo o diretor, é mais uma chance de aprendizado para os alunos.

“É muito enriquecedor para nosso aluno, pois na Escola eles também cursam Marketing e Secretariado, e com isso estudam sobre arrecadação dos recursos públicos e tributos. Com a vinda do TCE Cidadão chega também mais conhecimento. E que venham mais vezes, pois a nossa avaliação é a melhor possível”, destacou.

 

Jovens aplaudem projeto

Ao final da apresentação do conselheiro Nelson Chaves, os mais de 300 estudantes das escolas Anísio Teixeira e da Escola Técnica Magalhães Barata, aplaudiram o conselheiro Nelson e toda equipe do TCE-PA que estava no encontro.

“Eu realmente não sabia quase nada sobre o que era o Tribunal de Contas do Estado, mas com essa palestra saio com conhecimento e a importância do TCE para que tenhamos melhores serviços públicos. E também da necessidade de participar desses serviços, com a cobrança para que os gestores melhorem as condições de vida da nossa população. Sem falar que estou fazendo curso técnico e essa experiência irá me ajudar bastante”, contou o estudante Marcos Vinicius.

O aluno Leandro Almeida, de 18 anos, contou também que agora sabe do trabalho do TCE, e que  a palestra foi bastante proveitosa pois teve uma linguagem simples, didática e de fácil entendimento.

“Agora sei dos meus direitos e deveres. Sei que posso cobrar para ter minha rua asfaltada, melhor atendimento no posto de saúde e segurança na cidade”, resumiu.

 

Escolas e Estudantes – Balanço de 2015

Em 2015, o projeto “TCE Cidadão” já esteve em mais de sessenta e quatro escolas em Belém, Região Metropolitana e interior do Estado. No total, cerca de cinco mil alunos já participaram das palestras sobre o projeto, e conheceram o trabalho, a missão e o papel do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA).

“Queremos aumentar o controle social, chegar mais perto dos estudantes, formar cidadãos, por isso a linguagem da cartilha do projeto é didática, e consequentemente, a palestra nas escolas precisa ser dinâmica, para que o estudante entenda nosso trabalho e seus direitos e deveres”, completou Nelson Chaves.

 

Projeto TCE Cidadão

O projeto TCE Cidadão foi criado através da Resolução N° 18.136, fruto de uma proposição do conselheiro Nelson Chaves. O objetivo do projeto é formar cidadãos, de modo a fazer com que os estudantes ou qualquer cidadão conheçam melhor seus direitos, buscando a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.