Sexta da Integração: General Oswaldo Ferreira fala sobre a atuação do Exército Brasileiro na Amazônia Oriental

A programação da última sexta-feira do mês no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) é sempre direcionada aos servidores e jurisdicionados. Desta vez, a sétima edição do projeto “Sexta da Integração” foi especial e trouxe ao TCE-PA o comandante militar do Norte, General do Exército Oswaldo Ferreira, nesta sexta 27 de novembro.

O encontro lotou o auditório Ministro Elmiro Nogueira, com a participação de conselheiros e servidores do TCE, representantes do Ministério Público de Contas e oficiais das Forças Armadas, em especial do Exército Brasileiro. Durante o evento houve a palestra proferida pelo general Oswaldo Ferreira, com o tema “O Exército Brasileiro na Defesa e Proteção na Amazônia Oriental”, e apresentações de vídeos sobre a missão e trabalho do Comando Militar do Norte.

Logo na abertura, o conselheiro Luis Cunha destacou o projeto de proposição do decano da corte, conselheiro Nelson Chaves.

“Há cerca de oito anos o Tribunal decidiu caminhar ao lado da sociedade, e com isso trouxemos diversos resultados positivos, muitos dos quais a partir de projetos idealizados pelo conselheiro Nelson. Queremos formar cidadãos, e a Sexta da Integração é mais um caminho para conhecer com um olhar mais atento os problemas, dificuldades e trabalho dos nossos jurisdicionados. Queremos contribuir e fazer o bem para que o Pará e o Brasil melhorem, e com isso servir da melhor maneira, para que possamos chegar a ser uma instituição de excelência”, declarou o presidente do TCE-PA.

Em sua palestra, o General Oswaldo Ferreira apresentou de uma forma dinâmica a  presença do Exército Brasileiro na Amazônia, principalmente na parte oriental, através do Comando do Norte. Criado em 2013, com o objetivo de operacionalizar a concepção estratégica para a Região Norte do Brasil e a proteção da Foz do Rio Amazonas, o Comando Militar do Norte, segundo o General, tem 10.000 militares, entre homens e mulheres e atua em 20% do território nacional.

Oswaldo Ferreira explicou como funcionam os trabalhos do Exército nas fronteiras, além da fiscalização na derrubada de madeira ilegal, e das operações realizadas pelo Comando, como: operação Ágata, Curare Oriental e Brigada da Voz. Mas o principal destaque foi para a implantação do primeiro colégio militar do Norte, em Belém. Atualmentesão treze colégios militares que atendem a 15 mil jovens em todo o País.

“O colégio militar é um sonho. Quando trabalhei no Rio Grande do Sul, pude evitar o fechamento de uma escola, e hoje Deus me presenteou com algo melhor ainda. Deu-me a possibilidade de junto com o governador Simão Jatene trazer ao Estado o primeiro colégio militar, que já tem vinte e noves professores aprovados em um concurso com a participação de 3.500 candidatos. No primeiro ano de atividade, funcionará com o 6º Ano do Ensino Fundamental, com um total de 120 alunos, atendendo a filhos de civis e militares”, explicou o General.

Segundo o Comandante, a inauguração do colégio deve acontecer no dia 12 de janeiro de 2016, durante as comemorações dos 400 anos de Belém. A partir de 2017, está previsto um crescimento gradativo do número de alunos. É esperado que o Colégio Militar de Belém ofereça vagas do 6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, com um total de aproximadamente mil alunos.

Ao final da sua palestra, o General agradeceu novamente pela oportunidade de tornar a instituição ainda mais conhecida. “Este dia ficará marcado na minha vida, com um sentimento de gratidão a todos os que fazem o Tribunal de Contas do Estado. Carregarei no meu pescoço a medalha que a mim foi concedida para lembrar que precisamos lutar mais e fazer o bem ao Pará e ao Brasil. O dia 27 de novembro será demais especial por tudo que vivi aqui. Muito obrigada a todos”, encerrou.

Entrega do Certificado de participação

O decano e idealizar do projeto, conselheiro Nelson Chaves foi o representante do TCE que fez a entrega do certificado de participação ao General Oswaldo Ferreira. Na sua fala, o conselheiro resumiu o sentimento de todos e agradeceu a presença do Comandante na “Sexta da Integração”.

“Para nós esta manhã foi esplendorosa. O sorriso com lágrimas é muito mais bonito, e hoje, o dia foi repleto de emoção. O general aceitou o convite com humildade, o que caracteriza os bons homens. Tivemos uma majestosa palestra, e principalmente, conhecemos ainda mais o projeto do Colégio Militar, em Belém, que era um sonho antigo e que veio se concretizar. Precisamos viver num país no signo da paz e da esperança, e não permitir que o Brasil perca a esperança nos jovens e esse caminho é a boa educação”, destacou Chaves.

O decano encerrou sua manifestação destacando a magnífica conferência do Comandante. “O certificado representa nossa gratidão, emoção e referência, em tudo que você fez pelo Brasil, mas principalmente pelo nosso Estado”, completou Nelson Chaves.