TCE e FASEPA promovem reintegração de menores

Responsável pela fiscalização da utilização dos recursos públicos estaduais, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) lotou o seu auditório ontem para uma atividade diversa da sua missão constitucional. Pela manhã, a instituição recebeu socioeducandos, técnicos e gestores da Fundação de Assistência Socioeducativa do Pará (FASEPA), que foram até a Corte de Contas para participar do projeto “Sexta da Integração”. Excepcionalmente realizado nesta quinta, em razão do feriado do Dia do Servidor, cuja comemoração foi adiada para hoje, 30 de outubro.

Durante a programação, houve a palestra do presidente da FASEPA, Simão Bastos, apresentações artísticas e de um vídeo com depoimentos de jovens que já passaram pela fundação e pelo projeto do TCE. O acordo de cooperação entre a fundação e o tribunal acontece há dezoito anos. Desde então, foram capacitadas quinze turmas e mais de 70 adolescentes já tiveram a chance de auxiliar a gestão administrativa do TCE.

“Este encontro foi uma demonstração de solidariedade e se reverte de significados, com emoção. Nossa missão é fiscalizar o dinheiro arrecadado pelo Estado e como ele é aplicado, porém devemos contribuir na consolidação da cidadania. Não queremos perder os filhos do Pará para as drogas ou a prostituição, e sim ver todos transformados em grandes cidadãos. A educação é o caminho para mudar de vida e acreditar que é possível construir um futuro melhor”, destacou o presidente do TCE, conselheiro Luis Cunha.

Idealizador do encontro e do acordo de cooperação do TCE com a FASEPA, Nelson Chaves também deu boas vindas a todos os participantes e destacou a importância do evento que reuniu servidores, técnicos, conselheiros e socioeducandos.

“Esta quinta-feira 29 de outubro foi um dia ímpar. Um evento que faltam palavras para descrever. O pleno do TCE cancelou a sessão plenária para realizar um encontro de solidariedade. Estamos na construção de um sonho que começou há 18 anos e hoje se concretiza. Foi um momento que ficará marcado na nossa instituição e na vida de cada um que esteve aqui, pois a situação do menor no Brasil mexe com todos os brasileiros. Precisamos nos dar a mãos para construir uma pátria feliz”, disse o conselheiro bastante emocionado.

A palestra ministrada pelo presidente da FASEPA destacou o trabalho, projetos e ações da Fundação. Atualmente, 415 jovens entre homens e mulheres são assistidos pela instituição, na Região Metropolitana de Belém, Marabá e Santarém. Segundo Simão Pedro, o objetivo é dar possibilidade com oficinas de arte aos jovens, com educação formal, profissional e ambiental.

“Nós temos diversos projetos para estes jovens. Criamos o ‘Ressignificando Caminhos na Socioeducação’, onde existe trabalho de arte, cultura, esporte e lazer. Mas também temos oficinas de artesanato e projetos de teatro, música e dança. É um desafio trabalhar com a socioeducação, no entanto temos tidos resultados positivos, destacando que 70% dos jovens têm sucesso quando ganham a liberdade. Fico bastante alegre por trazer esses jovens a um espaço como TCE para apresentar nosso trabalho e o potencial deles, seja na banda, grupo de teatro ou dança”, destacou Simão Pedro.

Um dos momentos que mais emocionou o público foram os depoimentos de jovens que já fizeram parte do projeto ou ainda estão cumprindo a medida na FASEPA. Miriam Silva é ex-integrante do projeto do TCE com a Fundação. Em 2005 a jovem fez estágio na Corte de Contas e ressaltou que a oportunidade foi um marco na vida dela.

“A chance que eu tive mudou para melhor minha vida pessoal e profissional. Agradeço imensamente a todos que me ajudaram. Hoje eu trabalho e faço faculdade e estou feliz”, falou a universitária.

Já um jovem de 18 anos que cumpre medida socioeducativa também disse que sua vida mudou com a chance de estagiar no Tribunal de Justiça do Estado. “Estou há 3 meses cumprindo minha medida, mas hoje já vejo minha vida mudar. Estudo, trabalho e não faço mais nada que entristeça minha família. Quando sair da FASEPA vou construir minha família, um lar, estudar e trabalhar”, garantiu o jovem.

A “Sexta da Integração” já reuniu o governador do Estado, Simão Jatene e titulares da Secretaria de Segurança Pública, da Saúde, da Educação e da Fazenda.