MMD-TC: Comissão entrega relatório ao Presidente do TCE-PA.

Na última sexta-feira, 21, a Comissão de Avaliação do Marco de Medição do Tribunal de Contas do Estado do Pará – MMD TCE-PA entregou o relatório ao Presidente, Cons. Luis Cunha, com o resultado do desempenho do Tribunal em relação à metodologia adotada pela Atricon para mensurar o desempenho das áreas avaliadas.

O MMD-TC é desenvolvido pela Atricon, com a colaboração do IRB e de todos os Tribunais de Contas do Brasil. Usa metodologia internacional recomendada pela International Organization of Supreme Audit Institutions - INTOSAI e tem por base as Resoluções da Atricon.

O objetivo da auto-avaliação dos tribunais de contas é fortalecer o sistema nacional de controle externo e contribuir para que os TCs atuem, cada vez mais, de maneira harmônica, efetiva e uniforme, aprimorando a qualidade e agilidade das suas auditorias, julgamentos e governança interna.

Segundo o Coordenador da Comissão, Reinaldo Valino, o TCE-PA conseguiu cumprir com todas as ações previstas no cronograma estabelecido pela Atricon e entrega dentro do prazo o relatório à Presidência.

Foram cinco meses de trabalho, com a aplicação de questionários elaborados em formulários eletrônicos enviados às áreas do tribunal, cujas respostas resultaram na elaboração de uma planilha na qual constam as respostas a aproximadamente 500 (quinhentos) critérios de avaliação.

O relatório consolida todos os indicadores de Avaliação que estão resumidos em 8 (oito) domínios:

Domínio A: Independência e marco legal

Domínio B : Estratégia para o desenvolvimento organizacional

Domínio C : Estrutura e gestão de apoio

Domínio D : Recursos humanos e liderança

Domínio E : Celeridade e tempestividade

Domínio F : Normas e metodologia de auditoria

Domínio G : Resultados (relatórios) de auditoria

Domínio H : Comunicação e Gestão das partes interessadas

Foram analisados e pontuados 27 Indicadores, distribuídos entre 81 Dimensões e aproximadamente 500 critérios de valiação.

O próximo passo prevê o encaminhamento do relatório aos demais Membros do Tribunal Pleno, depois será enviado à Atricon, que realizará a visita ao TCE-PA, prevista para ocorrer em setembro do corrente. Após a visita, a Atricon emitirá um documento denominado de Declaração da Garantia de Qualidade, o qual constará do relatório final do MMD TCE-PA.

Valino informou que até agora 33 Tribunais de Contas aderiram ao MMD-TC e os dados consolidados serão divulgados pela Atricon durante o XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas, em dezembro, no Recife.