Conselheiros representam TCE na implantação da Escola de Contas do TCM-PA

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), conselheiro Luís Cunha, o decano da Corte, conselheiro Nelson Chaves, atual presidente do Conselho Consultivo da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV), e a conselheira substituta Milene Cunha, também integrante daquele Conselho, atenderam ao convite da presidência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA) e prestigiaram, na manhã desta sexta-feira 21, a cerimônia de instalação da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”.

Em seu pronunciamento, o presidente do TCM-PA, conselheiro Cezar Colares destacou a importância da nova instituição como “um polo gerador e transmissor de conhecimentos técnicos direcionados à capacitação, reciclagem e especialização dos servidores da Corte de Contas, bem como, voltados para tornar as administrações públicas municipais mais eficientes, eficazes e transparentes no que diz respeito à gestão dos recursos públicos, dentro do princípio da economicidade”, concluiu.

Cezar Colares destacou ainda que a implantação da Escola de Contas “Conselheiro Irawaldyr Rocha” representa um grande avanço, não só para o Tribunal, seus membros, servidores e jurisdicionados, mas, especialmente para a sociedade, principal beneficiária dos resultados gerados pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal, com a colaboração da ação orientadora e fiscalizadora do TCM-PA. O vice-presidente e diretor-geral da escola de contas do TCM, conselheiro Sérgio Leão fez um breve balanço das capacitações realizadas pelo tribunal nos últimos 18 anos, e disse que mais de 30 mil servidores de todo o estado já foram capacitados pelo órgão.

Pacto Institucional

Integrante da mesa oficial, e convidado a se manifestar, o presidente do TCE celebrou a iniciativa e, mais uma vez, conclamou o bom ambiente existente entre as instituições estaduais para que todos os seus gestores se unam na construção de um “pacto institucional” em defesa dos interesses públicos, da gestão transparente e em benefício da população.

“Três aspectos, entre tantos outros, me tocaram durante as manifestações que me antecederam. Primeiro, o conselheiro Cezar Colares lembrou as iniciativas do ex-presidente Zeca Araújo no sentido de fomentar a capacitação na sua gestão. Em seguida, o conselheiro Sérgio Leão fez um memorial desde o início das capacitações realizadas pela Corte. E por último, o reconhecimento feito próprio TCM, com esta merecida homenagem ao saudoso conselheiro Irawaldyr Rocha, também homenageado pelo pronunciamento do conselheiro Daniel Lavareda”, destacou o conselheiro Luís Cunha.

O presidente do TCE-PA lembrou a necessidade das instituições públicas trabalharem juntas cooperando umas com as outras, sendo assim facilitadoras e fazendo fluir as boas práticas para, dessa forma, atender no mais alto nível, os anseios e direitos da sociedade. “Considero este dia muito importante, pois confirmamos a escola de contas como um caminho para semear a boa semente e levar a boa mensagem aos contribuintes. Aos prefeitos municipais aqui presentes fica a indicação do caminho para a orientação certa na hora da prestação das contas públicas: o TCE, o TCM e as suas respectivas escolas de contas, ou como fazer a boa gestão diante das dificuldades. Por tudo isso, eu acredito que estamos no caminho certo”, afirmou.

No final da sua manifestação, o conselheiro Luís Cunha fez um reconhecimento à atuação da ECAV; ele citou nominalmente o conselheiro Nelson Chaves e a conselheira substituta Milene Cunha, e afirmou que o ritmo imprimido pela escola de contas do TCE está acelerado e com muitas realizações. “Há dias no TCE que temos três eventos simultâneos da ECAV”, reconheceu.

Cunha prometeu ampliar as ações da escola e fomentar ainda mais projetos como o “TCE Cidadão”, que está indo agora para o interior do estado. “Encerro a minha fala informando uma vez mais aos representantes de todas as instituições aqui presentes, que o TCE-PA está à disposição para sermos parceiros em prol do estado do Pará”.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Márcio Miranda, entre outras autoridades também prestigiaram a cerimônia. A diretora da ECAV, Geo Damasceno também compareceu ao evento. Para marcar a implantação, o coordenador da Escola de Contas do TCE de Pernambuco Paulo Hibernon Pessoa Gouveia de Melo ministrou a palestra "Educação Corporativa".