TCE cidadão: Palestra sobre a multiplicação do projeto reúne servidores do Tribunal

Em mais uma ação de cidadania, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), através da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV), realizou nesta quarta-feira 19 de agosto a primeira palestra para os servidores que queiram ser multiplicadores do projeto TCE Cidadão.

Cerca de cinquenta servidores do TCE e representantes do Ministério Público de Contas (MPCE) estiveram no auditório Ministro Elmiro Nogueira para conhecer e entender como funciona o TCE Cidadão nas escolas.

Na abertura do encontro, o presidente do TCE, conselheiro Luis Cunha, destacou a importância da presença de todos.

“Ser multiplicador do TCE Cidadão é opcional, mas tem uma importância muito grande, pois precisamos aumentar o número de palestrantes para chegar em todos os cantos do Estado. Eu apoio as boas práticas de cidadania e com isso buscar o crescimento da instituição. Resumo este projeto da seguinte forma: projeto bonito, oportuno e imprescindível para podermos nos aproximar da sociedade”, destacou.

A conselheira substituta do TCE, Milene Cunha também agradeceu a participação dos servidores. “Precisamos da união de todos para multiplicarmos o TCE Cidadão. Nosso objetivo aqui é plantar uma semente sobre o controle social nas escolas. É uma transformação de consciência, e neste projeto mostramos também o papel do TCE para alcançar uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”, ressaltou Milene Cunha.

Idealizador do projeto destaca ação

O decano da corte e idealizador do projeto TCE Cidadão, conselheiro Nelson Chaves, falou dos objetivos e da importância do projeto, além da necessidade de multiplicar essas ações.

“Fico extremamente alegre e festejo esta oportunidade de nos reunir para fazer uma multiplicação do TCE Cidadão. O projeto é diferente de todos os outros do Tribunal. Precisamos unir mais pessoas para que possamos chegar a outras escolas, mas também a outros locais (associações, conselhos). Como toda semente que precisa de irrigação diária para florescer, o TCE cidadão também tem que ter multiplicadores para ir mais longe”, disse o decano.

Ainda segundo Nelson Chaves, o TCE Cidadão precisa ter uma linguagem simples e de fácil entendimento.

“Queremos aumentar o controle social, chegar mais perto dos estudantes, formar cidadãos, por isso a linguagem da cartilha do projeto é didática, e conseqüentemente, a palestra nas escolas precisam ser dinâmicas, para que o estudante entenda nosso trabalho e seus direitos e deveres. Assim, alcançaremos uma pátria mais justa e igualitária”, completou o conselheiro, que atualmente é o presidente do conselho consultivo da ECAV.

Palestra é apresentada aos multiplicadores

Os servidores Rafael Larêdo e Andrea Cavalcante apresentaram através da cartilha eletrônica e de slides como funcionam as palestras nas escolas e como é feita a abordagem do tema e dúvidas diante dos estudantes.

“Com apoio de vocês, que serão mais multiplicadores, alcançaremos 100 escolas neste segundo semestre pelo Estado. É o nosso objetivo, por isso que estamos aqui”, garantiu a diretora da ECAV, Géo Damasceno.