Pacto pela Educação: TCE-PA participa de ação da SEDUC

Em mais uma parceria, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), através da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV), integrou mais uma ação do Pacto pela Educação da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), que também conta com apoio da SEFA e do TCM-PA.

Desta vez, o Pacto chegou ao município de São Miguel do Guamá nos dias 11 e 12 de agosto, com objetivo de qualificar os Conselhos Escolares e demais conselhos da educação visando seu fortalecimento. A ação pretende que ao menos 90% das escolas públicas estaduais e municipais estejam com o Conselho Escolar regularizado, em funcionamento e adimplente.

TCE Cidadão na programação

Diante de toda a ação, o TCE-PA levou às escolas do município o projeto TCE Cidadão idealizado pelo conselheiro Nelson Chaves e instituído pela Resolução nº 18.136/2011.

O principal objetivo é formar cidadãos, de modo a fazer com que os estudantes ou qualquer cidadão conheçam melhor seus direitos, buscando a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, além de conhecerem o trabalho e o papel do Tribunal de Contas do Estado.

Durante a programação, a servidora da ECAV Eliana Gomes fez entrega da Cartilha do TCE Cidadão aos estudantes e conselheiros escolares, além de falar do projeto e apresentar o vídeo do TCE Cidadão.

A diretora de uma das escolas visitadas pela ação garantiu que fará um projeto para que os alunos conheçam o trabalho da prefeitura do município, e também ressaltou que os estudantes serão multiplicadores do TCE Cidadão.