Parceria: FAPESPA lança estudos inéditos durante evento no TCE-PA

O auditório do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) ficou lotado na sexta-feira 07 de agosto, durante a apresentação de dois estudos inéditos realizados pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA). O lançamento nasceu de uma sugestão levada à Presidência pelo conselheiro ouvidor do TCE-PA, Odilon Teixeira.  

O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre conselheiros e conselheira substituta do Tribunal, autoridades, servidores da FAPESPA e do TCE-PA, e marcou a apresentação do Anuário Estatístico do Pará e do Índice de Desenvolvimento dos Municípios, e, ainda, o Barômetro da Sustentabilidade dos Municípios Produtores de Energia e com Potencial Hidrelétrico no Estado do Pará.

A mesa oficial foi composta pelo presidente do TCE-PA, conselheiro Luis Cunha, pelo presidente da FAPESPA, Eduardo Costa e pelo titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza.

 

Estudos Inéditos

“A disponibilização desses novos estudos da FAPESPA objetiva fornecer maiores elementos para que o poder público, o setor privado e a comunidade acadêmica possam ter condições de pensar o planejamento de políticas públicas de modo mais consistente e para que consigam fazer uma adequada avaliação delas”, ressaltou Eduardo Costa – presidente da FAPESPA.

O presidente do TCE, conselheiro Luis Cunha, também falou sobre o lançamento e a importância desse evento em parceira com o TCE.

“Avalio este evento como algo muito importante para nosso trabalho, pois nossa principal missão é contribuir para a gestão pública. O Tribunal de Contas do Estado, que exerce o controle externo, não pode se distanciar dos jurisdicionados. A FAPESPA está de parabéns pelos estudos, e acredito que nossos técnicos adquiriram mais informações sobre o Estado do Pará, seus municípios e suas particularidades. E com certeza,  isso nos dá condições de monitorar as ações do poder público”, resumiu Luis Cunha.