Sexta da Integração: Equipe da SESPA participa do evento e fala sobre desafios, metas e trabalho da secretaria no Estado

Com a participação de mais de 100 servidores e jurisdicionados, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) realizou nesta sexta-feira 29 de maio, a terceira edição do evento “Sexta da Integração”, no auditório Ministro Elmiro Nogueira. Desta vez, a equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SESPA) foi a responsável pelas palestras do encontro, apresentando números, desafios, metas e trabalho da SESPA por todo o Estado do Pará.

Na abertura do evento, o presidente do TCE, conselheiro Luis Cunha, agradeceu a presença de todos e destacou a grandiosidade do evento.

“A sexta da integração foi idealizada pelo conselheiro Nelson Chaves, e eu fico muito feliz de participar deste momento novo e especial para nossa instituição. Estamos aqui para aprender com vocês e conhecer com mais detalhes o trabalho da SESPA. Agradeço a presença de toda a equipe da secretaria, assim como dos conselheiros, técnicos e servidores do TCE e Ministério Público de Contas”, resumiu o presidente Luis Cunha.

“Estamos aqui para festejar. Quando pensamos na Sexta da Integração, quisemos nos aproximar da prática de todos. Quem sabe não se torna um ciclo de estudos? Pois os temas são infindáveis. Já veio a segurança, educação, agora a saúde e depois a fazenda e o esporte. Isso deverá ser permanente. O Tribunal está cumprindo seu papel, e a vinda de vocês da SESPA é um aprendizado para todos nós”, resumiu o conselheiro Nelson Chaves.

Equipe da saúde fala dos desafios da instituição

A secretária em exercício da SESPA, Heloísa Guimarães, primeiramente agradeceu ao convite do TCE e falou um pouco sobre os desafios e metas que o Estado enfrenta na área da saúde. Segundo Heloísa, é preciso descentralizar a demanda da capital e região metropolitana, para que haja melhor qualidade do serviço público de saúde.

“Já melhoramos e avançamos, mas é preciso regionalizar a saúde, para que o morador de Abaetetuba, por exemplo, não precise vir até Belém para atendimento médico. Também é importante trabalhar na saúde preventiva. Vamos trabalhar para a saúde chegar até onde precisa chegar. Hoje, os hospitais estão lotados na maioria dos casos, por acidentes de trânsito, então para que a redução aconteça, a SESPA precisa do apoio de outras instituições, como a Secretaria de Segurança”, garantiu a secretária.

A servidora da SESPA, Maridalva Pantoja, explicou na sua apresentação sobre a atuação da secretaria em sua responsabilidade sanitária.

Pará tem redução de surto da malária em 70%

Com dados sobre a saúde no Pará, o ex-secretário de saúde, Hélio Franco, participou da palestra e destacou números. Segundo ele, 90% da população do Estado utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje o Pará tem mais de 8 milhões de habitantes.

Hélio também falou sobre a redução do número de endemias de várias doenças. “Reduzimos em 70% os casos de malária no Estado. Também conseguimos fazer o controle da dengue. Registramos 3 mortes por causa do mosquito da dengue, já São Paulo tem mais de 200”, afirmou.

Ainda de acordo com o ex-secretário, outro desafio é reduzir o percentual de morte materna no Estado.

“As infecções são a segunda causa de mortalidade materna no Estado, a primeira é a hipertensão arterial. Nossa outra meta é reduzir o número de cesáreas no Pará. Atualmente mais de 90% dos partos da rede privada são cesáreos. Vamos trabalhar na prevenção, mostrando, divulgando, que o parto normal é a melhor forma para o bebê vir ao mundo. A cesárea só deve acontecer quando há risco de vida da mãe e do bebê”, explicou o Dr. Hélio Franco.

Ainda na sua palestra Hélio Franco falou que no Pará mais de 40% da população estão com sobrepeso, o que também pode acarretar em doenças do coração, diabetes e hipertensão. “Por isso que a SESPA não pode trabalhar sozinha, precisa do apoio de outras instituições para conscientizar a população sobre uma alimentação saudável, e conseqüentemente ter redução desse tipo de doença”, completou.

Idealizador da Sexta da Integração destaca evento

O decano da corte e idealizador do evento “Sexta da Integração”, o conselheiro Nelson Chaves foi quem encerrou o evento em nome do TCE. O conselheiro destacou os palestrantes da SESPA e agradeceu a presença da equipe da saúde do Estado.

“Quero dizer a esta equipe magnífica da SESPA que o dia foi muito interessante e de grande aprendizado. Agradeço a Deus por este momento, e por um questão ampla de justiça, ao meu colegiado, pois mesmo sendo minha a ideia, sem o apoio dos conselheiros a Sexta da Integração não aconteceria. Estou muito feliz por estar aqui pela terceira vez”, disse o conselheiro Nelson Chaves.

Nelson Chaves também destacou a presença da Dra Heloisa Guimarães e do Dr. Hélio Franco. “Estou diante de duas grandes pessoas, que atualmente não estão como secretários, mas trabalham pelo bem da saúde, pela melhor qualidade de vida do cidadão. A saúde pública é uma paixão. No artigo 225 da Constituição que fala do Meio Ambiente, diz que todos os cidadãos têm direito a um ambiente sadio e equilibrado”, completou Nelson Chaves.

“Nós precisamos construir uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”, finalizou o decano da Corte.

Conselheiros, Conselheiros Substitutos e Procuradores do MPCE participam do evento

Além dos conselheiros Luis Cunha (presidente); Lourdes Lima (vice-presidente); André Dias (corregedor); Nelson Chaves e Odilon Teixeira (ouvidor), os conselheiros substitutos Julival Rocha e Milene Cunha, também participaram os representantes do Ministério Público de Contas (MPCE), Antônio Maria Cavalcante (procurador geral), Sirlaine Vendramin (procuradora) e Stepheson Victer (subprocurador).