Relações institucionais: Presidente do TCE recebe titular da Fapespa

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), conselheiro Luís Cunha, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 11, a visita do diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), Eduardo Costa.

De acordo com Costa, a visita de cortesia “serviu para aproximar a Fapespa do TCE-PA, na medida em que, neste momento, a fundação está desempenhando papel estratégico quanto à produção de documentos e base de dados, como, por exemplo, a análise das políticas públicas do Estado do Pará”. Para Costa, essas são informações importantes que podem instrumentalizar o TCE-PA no seu exercício como órgão de controle. Ele acrescentou ainda que, para além da análise exclusiva de eficiência, uma parceria entre as duas instituições poderá subsidiar o TCE quanto à efetividade das políticas públicas do Estado. 

O presidente do TCE-PA destacou a produtividade deste primeiro encontro, e afirmou que classifica como muito importante à cooperação entre o tribunal e a fundação. “Recebemos com entusiasmo as informações do presidente da Fapespa, e aproveitamos a oportunidade para conversar também sobre o papel indutor do nosso tribunal em questões socioeconômicas relativas ao Estado do Pará. Entre as competências da Secretaria de Controle Externo (Secex), citamos o estudo referente às perdas da Lei Kandir (LC 87/96), entre outros temas de interesse da sociedade paraense. A partir de agora, vamos poder trocar mais informações e esclarecer o que se fizer necessário para que a população do nosso estado possa obter melhores serviços públicos e mais eficiência dos investimentos governamentais”, encerrou o conselheiro Luís Cunha.

O conselheiro ouvidor do TCE-PA, Odilon Teixeira, e o secretário de Controle Externo da Corte, Carlos Edílson Resque, também participaram da audiência.