Novo corpo dirigente: Conselheiro Luis Cunha é empossado como presidente do TCE-PA

Com o auditório lotado e sob olhares atentos de mais de 300 pessoas, o conselheiro Luis Cunha, a conselheira Lourdes Lima e o conselheiro André Dias, foram empossados como novos dirigentes do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), nos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor, respectivamente, na última sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2015.

Diversas autoridades, servidores, amigos e familiares prestigiaram a cerimônia de posse, dentre eles os conselheiros Nelson Chaves, Odilon Teixeira e os auditores, Julival Rocha e Milene Cunha.

Após a leitura e assinatura do termo de posse dos novos dirigentes, o presidente Luis Cunha assumiu a direção da cerimônia, até então dirigida pelo conselheiro Cipriano Sabino. Cipriano Sabino aproveitou a oportunidade e agradeceu o apoio de todos na sua gestão. “Agradeço a Deus, aos meus colegas conselheiros, auditores, servidores e a toda minha equipe. Foram quatro anos de muito trabalho. O TCE avançou bastante. Agradeço de coração, deixo a presidência com a sensação de dever cumprido”, afirmou.

Em seguida, houve manifestação de autoridades.

O primeiro a se pronunciar foi o procurador geral do MPCE, Antônio Maria Cavalcante. Em sua fala, o representante do órgão ministerial ressaltou o grande momento por que passa o TCE.

“Estamos aqui como testemunhas desta realização do Tribunal, com a posse da nova diretoria, após uma eleição de sintonia e respeito pelos seus pares. Tenho certeza que o conselheiro Luis Cunha está apto a exercer a função de presidente, juntamente com a conselheira Lourdes Lima e o conselheiro André Dias. Temos a certeza que será uma administração de sucesso, dando continuidade aos progressos realizados pelo conselheiro Cipriano, e assim contribuir para a melhor qualidade de vida da população do nosso Estado. Felicidades e contem sempre com o Ministério Público de Contas”, ressaltou. (clique aqui para ouvir)

O governador do Estado, Simão Jatene, também discursou em homenagem aos empossados. Durante seu pronunciamento,  Jatene falou do papel importante do TCE na sociedade e desejou sucesso ao novo presidente. “Primeiramente quero dar parabéns a todos os que fazem o Tribunal de Contas do Estado. Quero festejar também os que assumem a direção do TCE. A missão do tribunal é muito importante. Controlar as contas dos gestores públicos, para que haja a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Contem com o poder executivo. Desejo sucesso à nova administração”, completou o governador. (clique aqui para ouvir)

Presidente Luis Cunha agradece e fala dos desafios e prioridades da sua gestão

Durante 30 minutos, o presidente Luis Cunha falou para todos que prestigiavam sua posse. De um jeito amigo e particular, o conselheiro primeiramente agradeceu. “Este é um momento muito especial na minha vida, mais uma oportunidade de servir ao meu Estado, deste vez presidindo uma das instituições mais importantes do Pará. Por isso compartilho com todos vocês a alegria que invade meu coração”, disse o presidente emocionado.

O novo presidente falou sobre a expectativa e adiantou alguns detalhes da sua gestão até 2017.

“Faremos uma gestão colegiada, reconhecendo a importância de cada conselheiro e sempre discutindo e vendo as soluções dos nossos possíveis problemas. Os Tribunais possuem um papel de suma importância para o desenvolvimento da sociedade. Somos indutores do desenvolvimento econômico e social. Continuarei buscando a aproximação com a sociedade, com objetivo de estimular a participação social”, explicou Luis Cunha.

O novo presidente garantiu que sua gestão também será caracterizada pelo relacionamento com o servidor. “Desejo manter permanentemente um diálogo com os nossos servidores, fazendo sempre as avaliações necessárias para o cumprimento das metas estabelecidas no planejamento estratégico 2012-2015 e o grande desafio de elaborar o planejamento de 2016-2021, com a participação de todos os segmentos que compõem o nosso TCE-PA.Também vamos trabalhar na valorização do servido, com a realização de concurso público, intensificação das atividades de formação, com curso de pós-graduação, entre outros”, completou.

Ao final, o presidente resumiu como pretende fazer uma gestão com êxito. “Tenho certeza que juntamente com a Lourdes Lima e o André Dias, e demais conselheiros teremos uma jornada de sucesso nesses dois anos à frente do Tribunal.  Meu plano de gestão está construído com base em um modelo conceitual que tem como elementos indutores de gestão estratégica centrada em resultados e a tecnologia da informação, e foco nos processos e nas pessoas. E assim ser capaz de gerar como resultado um controle externo efetivo que contribua para o aperfeiçoamento de gestão pública estadual em beneficio da sociedade”, finalizou.

Mesa de Autoridades

Compuseram a mesa oficial o governador do Estado, Simão Jatene; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALEPA), deputado Márcio Miranda; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJE-PA), desembargadora Luzia Nadja Nascimento; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Cézar Colares; o procurador geral de justiça do Ministério Público do Estado, Marcos Antônio das Neves e o procurador geral do Ministério Público de Contas (MPCE), Antônio Maria Cavalcante.

Clique e ouça na íntegra os discursos:

1 - Abertura cons. Cipriano Sabino

2 - Assinatura da posse dos cons. André Dias e Lourdes Lima