Interiorização: TCE capacita representantes de 37 municípios do Sul e Sudeste paraenses

Nos últimos quatro anos, o fluxo de eventos voltados para a capacitação dos jurisdicionados mostra que o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) aposta na orientação como melhor caminho para evitar punições e garantir o correto uso do dinheiro público. A ação mais recente de capacitação aconteceu em Marabá, no Sudeste do Estado, quando cerca de 300 pessoas participaram do Ciclo de Aperfeiçoamento realizado durante todo o dia 23 de janeiro, no Espaço Casarão. Esta foi a segunda rodada de palestras realizada na cidade. A primeira aconteceu em 2013.

 

A capacitação realizada em Marabá fez parte da programação de inauguração da Unidade de Representação Regional 2 (UR-2 MARABÁ) do TCE-PA. Participaram do encontro representantes das 35 cidades das regiões de integração de Marabá, Carajás, Lago de Tucuruí, Araguaia, Redenção e Rio Capim, todas localizadas no Sul e Sudeste paraenses. A abertura oficial do evento foi feita pelo conselheiro Cipriano Sabino, presidente do TCE-PA, que compôs a mesa ao lado do conselheiro Luís cunha, vice-presidente do TCE-PA; e da conselheira Lourdes Lima, vice-presidente eleita do TCE-PA.

 

A primeira palestra foi ministrada pelo conselheiro-substituto Julival Silva Rocha, que falou sobre “Improbidade Administrativa e Transparência”. Ainda pela manhã, a palestra “Instrumento de Controle dos Atos da Gestão Pública” foi ministrada pelo Luiz Roberto Reis, secretário de Controle Interno do TCE-PA. Após pausa para almoço, o evento foi retomado no período da tarde com mais duas palestras: “Prestação e Tomada de Contas de Recursos Estaduais”, ministrada pelo assessor de fiscalização do TCE-PA, Augusto Cherfan; e “O Novo Padrão da Contabilidade Aplicada ao Setor Público - CASP e seus prazos de Implementação”, ministrada pelo auditor de controle externo do TCE-PA, Antônio Carlos Ferreira.