Pleno completo: Odilon Teixeira é empossado como novo conselheiro do TCE-PA

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira 01 de dezembro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), o auditor concursado Odilon Teixeira foi empossado como novo conselheiro da Corte de Contas do Estado, completando o Pleno  do TCE-PA, como o sétimo integrante

A cerimônia de posse foi presidida pelo presidente do TCE, conselheiro Cipriano Sabino. Participaram da solenidade os conselheiros Luis Cunha (vice-presidente), André Dias (corregedor), Nelson Chaves e Lourdes Lima; os auditores Julival Rocha e Milene Cunha. A auditora do TCE-MS, Patrícia Sarmento, que até recentemente pertencia ao quadro de auditores do TCE-PA, fez questão de prestigiar a posse do seu colega Odilon Teixeira. Também estiveram presentes autoridades nacionais, estaduais e municipais.

Os familiares de Odilon Teixeira, Alecia Teixeira e os três filhos também compareceram à cerimônia de posse do novo conselheiro.

Durante a sessão, o novo conselheiro Odilon foi saudado pelos conselheiros e pela auditora Milene Cunha. Odilon fez o juramento e assinou o termo de posse. A esposa do conselheiro foi quem fez a entrega da toga ao novo integrante do pleno do Tribunal. O primeiro a usar da tribuna para discurso foi o procurador geral do Ministério Público de Contas (MPC), Antônio Maria Cavalcante, que parabenizou e destacou a trajetória de Odilon.

Julival Rocha, falando em nome dos auditores, afirmou que a posse de Odilon como conselheiro é na verdade uma comemoração de vitórias: “Vitória pessoal de Odilon, que nunca se afastou de seus ideais como homem e profissional, vitória da família dele, que sempre incentivou-o na realização de seus sonhos profissionais, vitória dos auditores, que estão na gênese dessa celebração pessoal do novo conselheiro, e por fim, vitória dos conselheiros, que sempre apoiaram o processo de escolha dos auditores, dos quais agora um assume o honroso cargo de conselheiro do TCE.”

Em sua manifestação, o conselheiro André Dias fez questão de ressaltar que os conhecimentos adquiridos durante uma vida inteira dedicada ao controle externo, “farão com que as decisões do TCE, presentes nos acórdãos do conselheiro Odilon Teixeira, serão muito enriquecidas”.

O novo conselheiro, agradecendo ao apoio incondicional de conselheiros e servidores, disse que “momentos como esses são únicos em nossa vida, e nós não os construímos sozinhos; contamos sempre com a participação da família, dos amigos, e de outras pessoas que nos dão o apoio.” “Estou muito feliz e espero contribuir com o fortalecimento de nossa instituição e também com o engrandecimento do Estado do Pará, em benefício de sua população, finalizou Odilon Inácio Teixeira.

O conselheiro Cipriano Sabino de Oliveira revelou estar muito feliz por mais uma etapa na história do tribunal, observando que “o que impera nesse momento é o sentimento de dever cumprido, pelo alcance de mais um dos objetivos presentes no planejamento estratégicos, que é o funcionamento pleno com a atuação dos sete conselheiros da corte de contas”.

Mesa Oficial

Compuseram a mesa oficial, o procurador geral do Estado, Caio Trindade, que representou o governador Simão Jatene, o procurador geral do MPC, Antônio Maria Cavalcante, a deputada estadual Tetê Santos, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputadoMárcio Miranda; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU0, Marcos Bemquerer; a conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios, Mara Lúcia Barbalho; e a desembargadora Iraci Nunes, representando a presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Luzia Nadja do Nascimento.

Trajetória do conselheiro Odilon Teixeira

O catarinense Odilon Inácio Teixeira tem 43 anos, é graduado em Ciências Contábeis, e também é Bacharel em Direito, com Pós-Graduação em Auditoria Pública, Direito Público e Mestrado em Gestão Pública.

Odilon chegou ao TCE-PA após aprovação no concurso público para o cargo de auditor do Tribunal, em 2012. Teixeira disputou a vaga de auditor entre 1.274 candidatos. Após mais de dois anos no cargo, foi o escolhido após lista tríplice do TCE enviada ao governador do Estado, em 2014. A nomeação de Odilon Teixeira aconteceu no dia 12 de novembro, conforme publicação no Diário Oficial do Estado.

Clique e ouça na integra os discursos da Sessão Solene de Posse

1 - Abertura da Posse – Cons. Cipriano Sabino