Seminário: TCE-PA realiza encontro com entidades do 3° Setor

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), através da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV) realizou nesta segunda-feira 29 de setembro, o seminário “O 3° Setor e o Controle Externo dos Recursos Públicos”, no auditório “Ministro Elmiro Nogueira”, com objetivo de orientar os dirigentes das entidades sobre a importância da correta prestação de contas.

O encontro reuniu cerca de 150 pessoas, entre presidentes e representantes de organizações não governamentais de Belém e do interior do Estado. Participaram da abertura do evento, o conselheiro Luis Cunha (vice-presidente) do TCE, a presidente da Ação Integrada do Palácio do Governo (ASIPAG), Carmem Lúcia do Carmo e a diretora da ECAV, Mariúcia Lacerda. Em sua fala, o vice-presidente do TCE, agradeceu a participação das entidades no encontro.

“Agradeço a presença de todos. Esse seminário é muito interessante, pois o 3° setor faz um trabalho muito importante na sociedade, às vezes suprindo o poder público, com atuação e resolução de problemas. O papel do TCE é orientar, suprir de conhecimentos técnicos essas entidades que recebem dinheiro público, através de convênios com o governo do Estado. E é isso que estamos fazendo neste evento. Parabenizo a todos que participam do seminário”, ressaltou o conselheiro Luis Cunha.

A parte técnica teve início com a palestra “Probidade e Transparência voltada ao 3° Setor”, do auditor do TCE, Julival Rocha. Em seguida, a auditora Milene Cunha falou sobre “ O 3° Setor e o Dever de Prestar Contas”. Ao final, o público pôde fazer perguntas aos palestrantes, tirando suas dúvidas.

“Esse seminário foi de grande oportunidade para nós dirigentes comunitários. O objetivo foi nos qualificar sobre a prestação de contas. O TCE está estreitando a relação com as lideranças comunitárias. Espero que ocorra outro encontro para nos orientar mais”, falou o presidente do Centro Morada dos Sonhos, do bairro da Sacramenta, Edilson Santos.

Autoridades e público parabenizam o TCE pela iniciativa

O seminário foi bastante elogiado pelas autoridades e público que participaram do evento. Para a presidente da ASIPAG, Carmem Lúcia do Carmo, o encontro é mais uma ação de parceria com o Tribunal de Contas do Estado. “Para nós é uma satisfação enorme em sermos parceiros do TCE. Hoje essa reunião com os líderes comunitários é mais uma ação da função pedagógica do tribunal. Nós só podemos agradecer pelo apoio e esperamos que essa parceria continue”, ressaltou.

“Eu quero parabenizar o TCE do Pará pela preocupação de chamar o 3° setor, já que às vezes temos dificuldades de prestar contas, e quando acontece o erro, não é por omissão e sim pela falta de conhecimento. Então, essas informações são valiosas, pois vamos ter mais subsídios e cuidados nas nossas prestações de contas”, explicou Elza Magalhães, presidente da Associação Folclórica e Cultural Tancredo Neves.

A coordenadora da ECAV, Mariúcia Lacerda agradeceu ao público e garantiu que o trabalho foi cumprido ao ver o auditório cheio, mas que será o primeiro de outros encontros. Segundo Mariúcia, o público mostrou interesse na proposta do TCE – que é de fortalecer essa aproximação com o 3° Setor, com o processo de educação, através de seminários, palestras para disponibilizar conhecimentos e orientações para essas entidades.

Todos os participantes receberam certificado ao final do seminário.