Presidente representa TCE no Dia da Marinha. Na comemoração da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, instituição concede Ordem do Mérito Naval

Atendendo ao convite do comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Edlander Santos, o presidente do TCE-PA, conselheiro Cipriano Sabino, compareceu nesta quarta-feira, 11 de junho, na cerimônia alusiva ao 149º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. Na “Data Magna” da Marinha, a instituição outorgou a Ordem do Mérito Naval para instituições, autoridades e personalidades.

A celebração aconteceu no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). Autoridades civis e militares compareceram à cerimônia, entre elas, a presidente do TJE-PA, desembargadora Luzia Nadja Nascimento, o comandante militar do Norte, general de Exército, Oswaldo de Jesus Ferreira, o senador Flexa Ribeiro, entre outras. 

 

Batalha do Riachuelo

A Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, marcou a vitória do Brasil sobre o Paraguai na guerra da Tríplice Aliança, com bloqueio dos rios Paraná e Paraguai. O apoio às forças oponentes foi interrompido e, posteriormente, a passagem das tropas terrestres e marítimas brasileiras foi permitida, com a Marinha assegurando ajuda logística e livre navegação na Bacia do Prata.