TCE Cidadão – Palestra encerra 1º semestre

A palestra realizada na manhã desta segunda 09 de junho, no Instituto Dom Bosco, compreendendo as escolas da USE 18, em Ananindeua, encerrou o 1º semestre do projeto TCE Cidadão.

A técnica Andréa Cavalcante apresentou aos cerca de 60 alunos participantes o Tribunal de Contas e suas atividades, mostrando como o órgão realiza a fiscalização dos recursos públicos estaduais. A coordenação do projeto é da Escola de Contas Alberto Veloso – ECAV.

Na opinião da professora Ruth Pessoa, gestora da USE 18, a importância da realização de um projeto como o TCE Cidadão está no processo de conscientização do aluno sobre sua própria realidade, ao saber que o imposto pago é usado em serviços e obras pelo governo. E isso, ressalta a professora, leva o aluno a valorizar o patrimônio público, principalmente a escola, que apesar de ser pública, “não é de graça, pois cada pai de aluno, ao pagar impostos, está pagando pelo ensino do seu filho”, concluiu a gestora.

Por sua vez, o aluno Anthony Matos, do 3º ano do ensino médio no Instituto Bom Pastor, afirmou que a palestra foi importante para compreender que o TCE realiza a fiscalização dos recursos públicos, fator importante para garantir que as obras sejam realizadas de modo correto, sem desvios de verba, em favor da população.

Com o encerramento do 1º semestre, todas as Unidades Seduc na Escola – USE da região metropolitana de Belém foram alcançadas pelo projeto, atendendo à premissa de disseminação do conhecimento sobre o papel do TCE como órgão fiscalizador e de como cada aluno/cidadão pode exercer o controle social desde que saiba como e onde buscar informações sobre a utilização das verbas estaduais.