Projeto TCE Cidadão em Ananindeua

Na manhã desta terça 20 de maio, o projeto TCE – Cidadão começou a ser apresentado aos alunos das escolas estaduais do ensino médio de Ananindeua, a segunda maior cidade do estado do Pará, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.   

Mais de 100 alunos de várias escolas participaram da apresentação do projeto feita pelo técnico Marco Ponte, da ECAV, o qual mostrou como o TCE atua no controle e na fiscalização dos recursos públicos estaduais. Além dos alunos, professores, técnicos e servidores também participaram da ação.

Na opinião da gestora da USE 17, Professora Maria das Graças Capistrano, a realização do evento “é muito importante, pois muitos alunos não possuíam as informações sobre qual é o papel do Tribunal de Contas do Estado no controle dos gastos públicos”. Para ela, projetos como o TCE – Cidadão “ajudam a  formar uma consciência que permite aos alunos tanto cobrar seus direitos como praticar seus deveres, na condição de cidadãos”.

Por sua vez, o aluno Marcelo Ramon de Oliveira Nunes, da escola estadual Agostinho Monteiro, afirmou “ser muito bom que os alunos possam receber esse tipo de informação sobre as funções do TCE”, concluindo que irá disseminar entre seus amigos tudo o que ouviu sobre o tribunal.

A aluna Katrine Sodré, da mesma escola, considerou “ótimo o evento, pois não sabia como eram usados os recursos públicos”, afirmando que o projeto lhe motivou a buscar mais informações sobre a utilização do dinheiro público.

O projeto TCE – Cidadão prossegue em Ananindeua na próxima semana.