Tribunal de Contas do Estado promove III Encontro TCE/ALEPA

Em mais uma ação de integração e cooperação, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) realizou, nesta terça-feira 22 de abril, o “III Encontro TCE/ALEPA”. A programação aconteceu no Plenário Cons. Emílio Martins.

O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de informação e procedimentos adotados pelo TCE-PA na sua rotina administrativa e processual com deputados estaduais e servidores da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).

Esta terceira edição reuniu os conselheiros Cipriano Sabino (presidente) Luis Cunha (vice-presidente), Nelson Chaves, Lourdes Lima e Ivan Cunha. O corregedor do TCE-PA, conselheiro André Dias, não pôde comparecer. Os auditores Odilon Teixeira, Julival Rocha, Patrícia Santos e Milene Cunha e os sub-procuradores do Ministério Público de Contas do Estado (MPCE), Felipe Cruz e Guilherme Sperry também estiveram presentes.

Entre os representantes da Assembléia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), prestigiaram o encontro os deputados estaduais Márcio Miranda (presidente), Antônio Rocha, Carlos Bordalo, Edilson Moura, Edmilson Rodrigues, Josefina do Carmo, Junior Ferrari, Nélio Aguiar, Pio X, Raimundo Santos, Valdir Ganzer e Tetê Santos. O III Encontro TCE-ALEPA reuniu, portanto, integrantes de todas as bancadas com assento na atual legislatura.

Durante a programação, o presidente do TCE mostrou aos parlamentares as metas alcançadas e o trabalho que o Tribunal vem realizando, como a redução do passivo processual, as atuações de forma tempestiva nas áreas de maior significância, o maior controle social  e, como resultado, a melhoria da qualidade de vida da população.

“É uma alegria e satisfação receber os deputados aqui no tribunal, pois esse encontro TCE/ALEPA tem como objetivo aproximar as duas instituições, através de diálogos, para mostrar o plano estratégico do Tribunal de Contas do Estado, prestar contas do que já foi e está sendo feito e, ainda, ouvir sugestões para a melhoria do cumprimento do papel constitucional do TCE”, resumiu o presidente da corte, conselheiro Cipriano Sabino. O presidente da ALEPA, deputado Márcio Miranda, parabenizou o tribunal e ressaltou que o evento estreita a relação de confiança e respeito entre as duas instituições.

“Estamos aqui com um número representativo de parlamentares, representando todas as regiões do Estado. Quero agradecer e parabenizar o Tribunal de Contas pela iniciativa de realizar este encontro, pois ele representa uma troca de informações entre a ALEPA e o TCE. Hoje, o Tribunal me deixa muito feliz, pois trabalha de maneira significativa como o agente que fiscaliza, acompanha, e que, principalmente, se preocupa em capacitar de forma didática não só os servidores da corte, mas os gestores e técnicos de todo o Pará”, afirmou Miranda.

PCCR do TCE é o melhor, diz presidente da ALEPA

Márcio Miranda também destacou o projeto de interiorização do TCE-PA, onde as regiões do Estado podem acessar as informações necessárias do Tribunal. Ele ressaltou também que o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração da Corte de Contas é o mais moderno, avançado e técnico do Estado, entre todos que já foram apresentados no legislativo estadual.

O III encontro TCE/ALEPA foi bastante elogiado por todos os parlamentares. Em suas manifestações, todos parabenizaram o Tribunal pela iniciativa, e ressaltaram a importância da troca de informações entre as instituições, para como conseqüência, tentar garantir um futuro melhor para a população do Estado. (abaixo ouça a íntegra de cada manifestação).

Única participante das três edições do evento, a deputada Tetê Santos garantiu que o encontro acrescenta informações necessárias para o trabalho do parlamentar. “É uma satisfação imensa poder estar aqui pela terceira vez. Parabenizo do TCE pela iniciativa, porque com esse diálogo pudemos ter orientações que contribuem para o trabalho do nosso dia a dia”, completou.

Idealizador do encontro, o conselheiro Nelson Chaves agradeceu a presidência da corte e aos deputados por participarem da terceira edição. “Estou honrado e muito alegre. Hoje é um dia muito feliz, pois eu pude ser uma das mãos que construíram esse momento. Essa edição foi a que mais teve participação dos deputados. Acredito que esse diálogo prossiga no nosso dia a dia”, finalizou o decano da Corte de Contas.

Márcio Miranda

Edilson Moura