Curso de Auditoria Operacional termina com êxito

O Curso Básico de Auditoria, realizado pela ECAV como demanda do Departamento de Controle Externo do TCE e encerrado na última sexta-feira 25, teve excelente repercussão entre os participantes.

Jéssika Costa, auditora de controle externo, lotada na 1ª CCG, considerou extremamente válida a realização do curso básico de auditoria,. Para ela, “as informações repassadas pela professora Glória Merola são ferramentas que vão dar suporte à sua atuação profissional, pois trazem uma visão ampliada de como realizar um auditoria operacional.”     

A mesma impressão tomou conta da auditora de controle externo Fernanda Freitas, lotada na 5ª CCG, cedida à AOP. Segundo ela, “o curso foi muito proveitoso e vai ajudar bastante nas atividades de fiscalização, porque são técnicas que ajudam a materializar os planejamentos da auditoria, de modo que ela seja rigorosa e eficaz.” 

Não foi diferente a opinião da professora Glória Merola. Ela asseverou que o interesse do TCE nessa modalidade de auditoria, explícito na participação motivada de seus auditores de controle externo, revela que o órgão entende a essencialidade do trabalho de auditoria governamental pelo impacto que ela pode ter na vida das pessoas, já que a relação entre a qualidade de vida e a auditoria é mais evidente.

Segundo a professora, “a sociedade se torna um agente ativo nessa modalidade de fiscalização, pois se torna consciente dos problemas ao acompanhar as ações da administração pública em relação às falhas identificadas na auditoria realizada pelo tribunal de contas com técnica e independência”. E isso leva a sociedade a cobrar do poder público a correção dos desvios, de modo que a obra pública atenda aos reais interesses da coletividade.

Cerca de 25 auditores de controle externo participaram do curso, que teve a coordenação da ECAV, por sua diretora Mariúcia Lacerda, em parceria com o DCE, sob a direção de Reinaldo Valino, em mais uma ação do TCE no sentido de capacitar seus servidores para o melhor desempenho das atividades em prol da sociedade.