Qualidade do Controle: Representantes da Atricon fazem visita técnica ao TCE-PA

Na manhã desta segunda-feira 16, o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), conselheiro Luís Cunha, recebeu em audiência, os conselheiros Carlos Ranna, presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) e Fernando Catão (TCE-PB). Ambos estavam acompanhados dos servidores Alan Pimenta, do TCE-MT e Stalin da Costa (TCE-PB), e compõem o Comitê Gestor de avaliação de qualidade e agilidade do controle da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

A audiência fez parte da visita técnica previamente agendada para fins de aferição dos itens e critérios de qualidade e agilidade do controle externo no âmbito do TCE-PA. A atividade foi desenvolvida com observância nos parâmetros estabelecidos no Regulamento 01/2013 da Atricon, o qual recebeu a adesão deste TCE-PA.

De acordo com o conselheiro Carlos Ranna, também constituíram objetivos da aferição, a garantia de uma maior efetividade para a sociedade dos Tribunais de Contas, o reforço de boas práticas e, sobretudo, a harmonização de conceitos para que os tribunais possam trabalhar melhor. “A sociedade precisa ter consciência de que grandes temas nacionais tenham o mesmo enfrentamento, seja aqui no Pará, no Rio Grande do Sul ou no Espírito Santo”, destacou Ranna.

Quanto às impressões sobre a visita técnica ao TCE-PA, o conselheiro Carlos Ranna disse que ao fim de tudo que havia visto, tinha gostado muito, e que a Corte paraense estava de parabéns, tendo demonstrado, através dos seus conselheiros e servidores, uma reconstrução com foco para o resultado, o social, deixando claro, principalmente, a união entre conselheiros e área técnica para que o controle externo possa ser mais efetivo, mais voltado para os reais interesses da sociedade.

Os conselheiros André Dias, Lourdes Lima e Ivan Cunha; os servidores Elyêda Pessoa, Alberto Vieira, Reinaldo Valino, Carlos Lauzid, Luiz Roberto Reis, Marta Bembom, José Tuffi, Mariúcia Lacerda, Ana Maria Garcia, Diego Carmona e Antonio Remigio também participaram da reunião. Após o término, os conselheiros visitaram a Procuradoria Jurídica, os departamentos de Informática e Controle Externo, Secretaria, Centro de Memória, biblioteca e, por último, o Plenário Cons. Emílio Martins.