ECAV encerra curso sobre Auditoria de Projetos financiados com recursos do BID

 José Pelegrini Melo, auditor independente e consultor de empresas, e Túlio Corrêa, técnico do BID lotado na agência  em Washington, foram os porta-vozes do banco, durante o período de 19 a 23 deste mês, na interlocução provocada pelo TCE, através do presidente Cipriano Sabino, que pretende firmar parceria a fim de o tribunal auditar futuros projetos financiados pelo banco aqui no estado do Pará.

Nesse sentido, José Pelegrini ministrou o curso Auditoria de Projetos Financiados com Recursos do BID, nos cinco dias mencionados, para cerca de 30 auditores de controle externo do TCE. Segundo o professor Pelegrini, o BID utiliza os princípios internacionais de contabilidade, com metodologia própria e específica, para as auditorias nos projetos que o banco financia. Por isso elogiou a decisão do tribunal em capacitar seus técnicos para esse tipo de auditoria, geralmente aplicado por empresas independentes, e que agora passa a ser utilizado no âmbito estatal. 

A coordenação do curso ficou sob a responsabilidade da Escola de Contas Alberto Veloso – ECAV.

Os auditores do TCE elogiaram bastante a iniciativa do órgão em buscar parceria com o BID. Para Meriam Dias, do Departamento de Controle Externo, “o conteúdo do curso é muito atual, por se fundamentar nas normas internacionais de contabilidade, mostrando que elas são totalmente compatíveis com todos os tipos de auditoria executadas pelo tribunal.”

Paulo Batista, da 1ª CCG, por sua vez ressaltou que o curso “veio agregar uma visão mais profunda das normas e procedimentos voltados aos trabalhos de auditoria”. Para o técnico, tanto o auditor independente quanto o do governo devem usar essas ferramentas para que corram menos riscos de inconsistências em seus relatórios.

No encerramento, Túlio Correa agradeceu ao TCE e à ECAV, pelo apoio e acolhimento durante a visita ao tribunal, bem como pela iniciativa de buscar a parceria com o fim de capacitar os auditores do órgão.    

 

 

Visita

Durante a semana, ao mesmo em que era realizado o curso, o técnico do BID,Túlio Correa, acompanhado do diretor do Departamento de Controle Externo, Reinaldo Valino, visitou diariamente o tribunal, onde pôde acompanhar a rotina administrativa da instituição. Na sexta-feira, 23, ambos fizeram um relato sobre as visitas ao presidente em exercício Luis Cunha e ao corregedor André Dias. Os auditores Odilon Teixeira e Julival Rocha participaram da Audiência.