Conselheiros e servidores participam do 6° Coninter

A temática que dominou esta sexta edição do congresso discutiu temas relativos à despesa e receita públicas. Temas atuais como: Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), Lei de Transparência, até o Regime Diferenciado de Contratação sob a atuação do controle, dentre outros fizeram parte da programação. 

O 6º Coninter começou com a palestra do ministro do TCU, Benjamin Zymler, que abordou o tema: “O Carona” e o novo Sistema de Registros de Preços. O congresso continuou emt rês dias de palestras, debates e interação entre palestrantes e participantes.

 Evento recebe reunião extraordinária da Atricon

Paralelamente a realização do congresso, também foi realizada uma reunião convocada pela diretoria da Atricon, que debateu agilidade e qualidade do controle externo. Após a reunião ficou decidido que as avaliações serão feitas por um Comitê Gestor a ser constituído pelo Conselho Deliberativo da Atricon.

Também ficou estabelecido que não se buscará um ranking entre os 34 Tribunais de Contas brasileiros, afinal, cada um deles terá que fazer adesão ao sistema. A intenção é apontar em que nível se encontram a atividade de auditoria e a área administrativa. A avaliação servirá para a proposição de medidas visando à melhoria, aperfeiçoamento ou modernização.

A criação e composição desse grupo foram aprovadas durante a reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Atricon, realizada nos dias 21 e 22 de março, em Brasília (DF). Na mesma data, foi criado um grupo responsável pela Rede de Informações Estratégicas do Controle Externo, cuja instalação também ocorreu nessa reunião do dia 18.