A Ouvidoria, representada por nossa Diretora, participou nos dias 17 e 18 de agosto, no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, do curso de capacitação “Encontros Nacionais do IRB”, na atividade Região Sul que teve como Tema: Ouvidoria e Corregedoria.

O evento foi aberto pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Sebastião Hélvecio Ramos de Castro (TCE-MG) e pelo Cons. Dado Cherem, de Santa Catarina.

Dentre os temas abordados no curso, no que tange a Ouvidoria, destacou-se:

-  os aspectos práticos da Lei nº13.460/2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

-  a apresentação da Cartilha sobre Ouvidorias Públicas pelo Cons. Ouvidor do Rio Grande do Sul, Dr. Cézar Miola.

- Foram indicadas também, estratégias no tratamento de demandas visando eficiência e eficácia, pelos representantes das Ouvidorias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Paraíba, havendo destaque à importância da existência das Ouvidorias como o caminho mais rápido de unir a Sociedade e o Estado.

As exposições feitas, foram de extrema relevância para que possamos fazer análise do nosso dia a dia, permitindo comparar nosso trabalho em relação as demais ouvidorias apresentadas, sempre buscando o aperfeiçoamento no atendimento e satisfação de nossos usuários.