Durante os dias 21 e 22.11, O Centro Unificado de Investigação na Amazônia – CUIA realiza o Simpósio de Contabilidade e Gestão Pública no auditório do TCE-PA, com o tema “O profissional da Contabilidade e o seu papel no aperfeiçoamento da gestão pública”. O evento conta com o apoio do tribunal, por meio da Ecav.

O conselheiro Odilon Inácio Teixeira, ouvidor do TCE-PA, foi convidado para falar na abertura do simpósio sobre a governança pública como mecanismo de aperfeiçoamento das políticas públicas.

Cerca de 40 minutos, Odilon Teixeira discorreu sobre o tema, fazendo relações entre os diversos conceitos que fundamentam a ideia de Governança Pública, dentre eles as políticas públicas, que são “ações, metas e planos que os governos traçam para alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público”, pontuou o palestrante.

Quanto à governança pública, Odilon afirmou que se trata da “capacidade de governo de formular, implementar e avaliar políticas públicas, agindo em rede de forma colaborativa com agentes públicos e privados, orientando para entrega efetiva de resultados à sociedade”.      

Na parte final de sua palestra, o conselheiro do TCE analisou o modelo desenvolvido pelo TCU para o tratamento da governança em políticas públicas, que tem em sem arcabouço teórico oito componentes: instituição, planos e objetivos, participação, capacidade organizacional e recursos, coordenação e coerência, monitoramento e avaliação, gestão de riscos e controle interno, e accountability.