Eventos TCE-Pa

Notícias (Conversando Interiorização 2013)

Placa comemorativa: conselheiros visitam Câmara Municipal de Marabá

Em visita ao Memorial Político da Câmara Municipal no dia 11 de abril, os conselheiros do TCE-PA, Cipriano Sabino (presidente), Luis Cunha (vice-presidente), André Dias (corregedor) e Lourdes Lima, firmaram compromisso com os vereadores e o município de Marabá, fixando a placa alusiva ao marco regulatório da implantação da representação do tribunal no município. Também participaram do encontro, os auditores do TCE, Odilon Teixeira, Julival Rocha e Milene Dias, e o procurador geral de contas, Antônio Maria Cavalcante.

“O processo está em andamento; estamos avaliando algumas áreas para implantação da sede do tribunal, em Marabá. A interiorização do TCE aproxima o órgão dos jurisdicionados que estão no interior do Estado, levando a orientação necessária para que haja melhoria na aplicação dos recursos públicos estaduais”, frisou o presidente.

 A presidente da Câmara, vereadora Júlia Rosa, frisou que Marabá ganha, e muito, com essa iniciativa. “Com a presença do tribunal aqui na cidade, teremos mais respaldo e conhecimento para nos orientar”, afirmou Júlia.

 Além do marco para a subsede, os vereadores ainda apresentaram à comitiva do Tribunal de Contas do Estado o moderno prédio do Poder Legislativo Municipal e toda a estrutura oferecida para o exercício de seus mandatos.

Programa de Interiorização é sucesso em Marabá

Mais de 600 participantes. Auditório lotado. Palestras importantes. Assim, foi a Terceira edição do Programa de Interiorização “Conversando com o Controle Interno e Jurisdicionados”, em Marabá.

Grande pólo de minérios, hidroelétricas, agricultura, povo hospitaleiro. Pela primeira vez, Marabá recebeu o encontro do tribunal, onde também capacitou servidores públicos de trinta e oito municípios das regiões de Carajás, Lago de Tucuruí e Araguaia, todas localizadas no Sul e Sudeste paraense.

Durante os dois dias, o evento debateu temas, legislações e normas relativas à área do controle externo e da gestão pública no Brasil.

“Nós percebemos que nas prestações de contas, os erros apresentados ocorrem, muitas vezes, pela falta de orientação, treinamento ou de atualização permanente por parte de muitos gestores. Este evento surgiu para que prefeitos e demais servidores errem menos. Sua finalidade também é prevenir, orientar e capacitar todos que recebem recurso público do Estado”, assegurou o presidente do TCE, conselheiro Cipriano Sabino.

“Aprendi bastante. Todas as palestras foram dinâmicas e me acrescentaram muito. Irei aplicar no meu trabalho tudo o que foi repassado nesse encontro”, completou Francisco Assis.

Evento encerra com palestra e sorteios

A Terceira edição do Programa de Interiorização “Conversando com o Controle Interno e Jurisdicionados” encerrou com sucesso na cidade de Marabá, região sudeste do estado.

Na tarde do último dia do encontro, o servidor do TCE, Leônidas Gonçalves ministrou a palestra sobre “ A importância do Controle Interno na Administração Pública”. Durante a exposição os participantes puderam entender como funciona as responsabilidades do controle interno, além de outros assuntos. (Clique aqui para ouvir - Leônidas Gonçalves)

Ao final do evento, o conselheiro presidente Cipriano Sabino agradeceu a todos os seus pares, auditores, toda equipe do tribunal e aos participantes pela realização do evento. Também houve sorteio de dois tablets e entrega de certificados aos presentes. (Clique aqui para ouvir - Cipriano Sabino)

(Clique aqui para ouvir - Júlia Rosa)

Auditores proferem palestras

Na tarde desta quinta-feira 11, foi a vez do auditor do TCE, Julival Rocha ministrar a palestra “Transparência”. Na oportunidade, o público pode conferir a importância da transparência na gestão pública. 

“A transparência veio para ficar, e quem não for transparente será penalizado”, ressaltou Julival. (Clique aqui para ouvir - Julival Rocha)

Outro assunto abordado durante o Programa de Interiorização foi a palestra sobre “Prestações de Contas de Convênios com Recursos Estaduais”, proferida pela auditora, Milene Dias. 

“É uma honra estar participando desse evento – o primeiro no interior do estado, após ter tomado posse. Prestação de contas é um assunto de suma importância, pois os gestores precisam entender que os principais objetivos são: a comprovação do cumprimento do objeto e o correto atendimento das formalidades legais”, comentou Milene. (Clique aqui para ouvir - Milene Dias)

Servidores do TCE-PA ministram palestras

Dando prosseguimento ao Programa de Interiorização, o coordenador de Planejamento do TCE-PA, Alberto Vieira falou para os participantes sobre “Planejamento Público (PPA, LDO, LOA). 

Em sua palestra, Vieira apresentou os instrumentos previstos na Constituição Federal que são referentes ao processo integrado de planejamento e orçamento. (Clique aqui para ouvir - Alberto Vieira)

Pela primeira vez nessas três edições, o auditor do tribunal, Odilon Teixeira também ministrou palestra aos participantes. Coube a Teixeira a responsabilidade de falar sobre “Geração de Despesa Pública”. (Clique aqui para ouvir - Odilon Teixeira)

“Foi uma conversa bem dinâmica e de fácil entendimento. Gostei bastante. Sairei deste encontro com melhor expectativa para estudar e trabalhar”, disse a universitária, Luana Ferreira.

O evento prossegue até a tarde desta quinta-feira 11.

Interiorização: Segundo dia abre com grande programação

O Programa de Interiorização “Conversando com o Controle Interno e Jurisdicionados” continua nesta quinta-feira 11, em Marabá. Logo cedo houve sorteio de livros para os participantes.

Em seguida, a palestra sobre “Prestação de Contas sem Mistérios: como comprovar o correto uso do dinheiro público, proferida pelo Procurador Geral de Contas, Antônio Maria Cavalcante, mostrou ao público a Cartilha Eletrônica do MPCE, elaborada em parceria com o Tribunal de Contas do Estado.

Em seu discurso, o procurador ressaltou a importância de divulgar o documento. “A cartilha pode ser vista em DVD ou material impresso. Nosso principal objetivo é mostrar para quem lida com recurso público, a maneira necessária e correta de prestar contas”, resumiu Antônio Maria. (Clique aqui para ouvir - Antonio Maria Cavalcante)

Programação segue durante a tarde de quarta-feira 10

A programação do Programa de Interiorização continuou durante a tarde desta quarta-feira 10, no Casarão Eventos, em Marabá.
 
Na segunda etapa do encontro, o público pode conferir duas paletras.
 
A primeira ministrada pelo servidor da SEPOF, Alberto Tobias, que falou sobre os Procedimentos para Captação de Recursos junto ao Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado.
 
Para encerrar a programação do primeiro dia do encontro, o técnico do TCE-PA, Luiz Roberto Reis Junior falou sobre Fundamentos de Licitação e Contratos Administrativos.
 
A palestra ressaltou os princípios da licitação estabelecidos na Constituição Federal e na legislação infra-constitucional (constituições estaduais e leis orgânicas municipais). 

Clique aqui para ouvir - Alberto Tobias

Clique aqui para ouvir - Roberto Reis

Palestra: Improbidade Administrativa abre programação técnica

A programação técnica do Programa de Interiorização iniciou com a palestra sobre Improbidade Administrativa, ministrada pela procuradora do tribunal, Marta Bembom.

Durante a exposição, Marta destacou os aspectos que mais comuns capazes de culminar numa possível ação de improbidade contra responsáveis pela gestão dos recursos públicos.

“Quem administra o recurso público precisa saber qual a correta maneira de aplicar esse dinheiro. Esse evento surgiu para orientar e capacitar os jurisdicionados, para que eles errem menos”, salientou Marta.

Em continuação, a palestra sobre Procedimentos para Captação de Recursos junto a CEF, ministrada pelo servidor da Caixa Ecônomica, Floriano Kruly Neto encerrou a programação da primeira manhã do encontro.

(Clique aqui para ouvir - Marta Bembom)

Cons. André Dias abre oficialmente terceira edição do programa de Interiorização do TCE-PA

 O conselheiro coordenador do Programa de Interiorização do TCE-PA abriu oficialmente a programação evento, nesta quarta-feira 10, em Marabá.

 Dias ressaltou a importância do encontro. “O TCE é o representante da sociedade. Nossa finalidade é oferecer a justiça social. Isso vai acontecer, sempre que tivermos a ajuda de todos vocês. E com esse evento, queremos retribuir a confiança de cada um”, explicou o conselheiro.

 Após a sua manifestação, a programação técnica do encontro teve início com a palestra Ïmprobidade Administrativa, ministrada pela procuradora do TCE, Marta Bembom. 

(Clique aqui para ouvir - André Dias)

Abertura Oficial: Autoridades comparecem ao encontro

Com mais de 500 pessoas, a terceira edição do Programa de Interiorização teve início na manhã desta quarta-feira 10, no Casarão Eventos, em Marabá.

Estiveram presentes na abertura oficial, além dos conselheiros Cipriano Sabino, (presidente), Luís Cunha (vice-presidente), André Dias (corregedor e coordenador do encontro) e Lourdes Lima, o procurador geral do MPCE, Antonio maria Cavalcante, o prefeito de marabá, João Salame, a presidente da Câmara Municipal do município, vereadora Júlia Rosa, o representante da Amat, prefeito de Itupiranga Benjamin Tasca, entre outras autoridades locais e regionais.

Após a abertura oficial, o presidente do TCE fez uma saudação especial a todos os participantes e agradeceu publicamente todos àqueles que contribuíram direta ou indiretamente para o sucesso do Programa de Interiorização, em Marabá.

O prefeito João Salame e a vereadora Julia Rosa se pronunciaaram em nome de todos os ocupantes da mesa oficial. Ambos reconehceram a importancia do encontro e celebraram a instalação de uma representacao do TCE em Marabá.

Clique aqui para ouvir - Cipriano Sabino

Clique aqui para ouvir - João Salame

Clique aqui para ouvir - Júlia Rosa

Marabá recebe Programa de Interiorização: Credenciamento inicia programação

 O credenciamento da terceira edição do Programa de Interiorização do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), “Conversando com o Controle Interno e Jurisdicionados “ teve início na manhã desta quarta-feira 10, no Casarão Eventos, na cidade de Marabá, Sudeste do Estado.
 
 Mais de 500 participantes realizaram o credenciamento com objetivo de participarem do encontro. O público inscrito também recebeu pasta com material didático e informativos do tribunal. 

Programa de Interiorização: Inscrições continuam nesta Terça-feira 9

 Já quase 300 o número de inscritos para o Programa de Interiorização "Conversando com o Controle Interno e Jurisdicionados" do TCE-PA, em Marabá, região sudeste do Estado. As inscrições continuam a todo vapor nesta terça-feira 9 de abril, através do hotsite do evento.   
 
 "Estamos tendo uma grande procura do público. Teremos um auditório lotado, para que possamos capacitar e orientar os gestores, técnicos, profissionais liberais, jurisdicionados e estudantes", afirmou Mariúcia Lacerda, coordenadora da Escola de Contas Alberto Veloso.

 

Marabá recebe Programa de Interiorização do TCE-PA. Evento reúne 38 municípios das regiões Sul e Sudeste

O “Programa de Interiorização Conversando com o Controle Interno e Jurisdicionados”, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) chega ao Sudeste paraense onde irá capacitar servidores públicos de trinta e oito municípios das regiões de Carajás, Lago de Tucuruí e Araguaia, todas localizadas no Sul e Sudeste paraense.
 
A programação acontecerá entre os dias 10 e 11 de abril, em Marabá, uma das mais importantes cidades daquela região. A iniciativa pioneira acontece pela primeira naquela região, e irá deslocar conselheiros, auditores, diretores de departamentos e demais técnicos para debater temas, legislações e normas relativas à área do controle externo e da gestão pública no Brasil.
 
O Programa de Interiorização do TCE vai acontecer no Casarão Eventos, tradicional espaço para encontros do gênero naquela estratégica região do Estado. Esta terceira edição (Bragança e Santarém já o receberam) realizada pelo TCE vai reunir prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, estudantes, técnicos e profissionais liberais. Ou seja, os jurisdicionados e profissionais que trabalham no âmbito do controle externo, missão constitucional da corte de contas.
 
De acordo o coordenador desta terceira edição, conselheiro corregedor André Dias, o principal objetivo do encontro é capacitar, prevenir e orientar o público, através de palestras e debates sobre temas como: Improbidade Administrativa, Prestação de Contas de Convênios, Planejamento Público, Geração de Despesas e Limites Constitucionais e Legais, a Importância do Controle Interno na Administração Pública, Fundamentos de Licitação e Contratos Administrativos, entre outros.
 
“Nós percebemos que nas prestações de contas, os erros apresentados ocorrem, muitas vezes, pela falta de orientação, treinamento ou de atualização permanente por parte de muitos gestores. Este evento surgiu para que prefeitos e demais servidores errem menos. Sua finalidade também é prevenir, orientar e capacitar todos que recebem recurso público do Estado”, assegurou o presidente do TCE, conselheiro Cipriano Sabino.
 
As inscrições do Programa já estão abertas e podem ser feitas através do hotsite: www.tce.pa.gov.br/interiorizacao.
 
Mais informações pelos telefones (091) 3210-0526/0527 ou 3212-2005.

 

Tribunal de Contas do Estado do Pará
Tv. Quintino Bocaiúva, 1585 Cep: 66035-903 Fone: (91) 3210-0555
Belém - PA - Brasil