Memorial Innocêncio Serzedello Corrêa

Centro de Memória do TCE-Pa

A abertura deste espaço integra as comemorações pelo sesquicentenário (150 anos) deste nobre paraense que foi Innocencio Serzedello Corrêa, que é nome de rua em várias capitais brasileiras. Mesmo no mundo dos Tribunais de Contas, poucos sabem que Serzedello Corrêa, dentre tantas outras coisas, foi Ministro da Fazenda do Marechal Floriano Peixoto, quando foi responsável pela efetiva implantação do Tribunal de Contas da União, idealizado por Rui Barbosa.

O Centro de Memória do Tribunal de Contas do Estado do Pará, dentre outras coisas, procura fazer um resgate da brilhante história de Innocencio Serzedello Corrêa, que foi um dos mais influentes republicanos do Brasil, mostrando a importância de conhecermos nosso passado para pensarmos no nosso futuro.

Além disso, e não menos importante, a inauguração do Centro de Memória do TCE-PA integra a política implantada pela gestão do órgão, no sentido de promover uma maior aproximação do TCE com a sociedade paraense. Ao abrirmos as portas do Tribunal, proporcionamos aos cidadãos mais condições de conhecer as funções dessa Corte de Contas a partir de sua origem, e contribuir com ela para ampliar o controle social sobre o uso dos recursos públicos pelos dirigentes das entidades governamentais.

Composto pela Memória Institucional, Memorial Serzedello Corrêa e Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo.