Origem dos Dados

As informações disponibilizadas no Portal da Transparência do TCE-PA são extraídas do SIAFEM (Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios). O SIAFEM é um sistema implantado pelo Governo do Estado do Pará, mantido pela Prodepa (Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará) e tendo sua gestão sob responsabilidade da SEFA (Secretaria da Fazenda do Estado do Pará). O SIAFEM é utilizado pelo Departamento de Administração (Divisão de Finanças) do Tribunal de Contas do Estado do Pará para controle de sua gestão financeira e também pelo Departamento de Controle Externo, como ferramenta fundamental no apoio as fiscalizações realizadas pelo Tribunal.

Quanto às informações disponibilizadas, a relação de empenhos, assim como seu detalhamento é obtida por meio de um serviço (Web Service) disponibilizado pela Prodepa. As informações de liquidação e pagamento são extraídas do datawarehouse que alimenta o sistema Business Objects (BO), serviço este também implementado e disponibilizado pela Prodepa. Como pode ser observado, o Portal da Transparência do TCE-PA, assim como dos demais órgãos do estado, está sujeito a eventuais indisponibilidades, que pode ser causada por problemas no sistema e na rede que interliga o Tribunal à Prodepa.

A atualização do Portal é feita diariamente com a inserção de dados sobre a execução orçamentária e financeira do Tribunal.

Portal da Transparência TCE-PA